Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Vicentinos de Marau, há 40 anos transformando a fé em obras

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Se preferir, ouça este conteúdo no player de áudio da matéria

Aniversário da Conferência São Roque de Vicentinos de Marau foi pauta da programação da emissora
Foto: Taliane Radaelli/Tua Rádio Alvorada

A Conferência São Roque de Vicentinos de Marau completa 40 anos de fundação nesta segunda-feira, 05/10. Para marcar a data, uma celebração de ação de graças vai acontecer à noite, com transmissão ao vivo via Facebook. A live será replicada na página da Tua Rádio Alvorada. No município, são quatro décadas de ação concreta, realizada pelo grupo em prol das famílias mais necessitadas, seja de recursos básicos seja de auxílio espiritual, mediante filosofia secular, que traz como mentor, São Vicente de Paulo. Lucimar Rigo Renner, integrante desde os primeiros anos, explica que o objetivo é fazer caridade de forma voluntária, entendendo que, neste caso, ganha quem recebe ajuda e quem faz, também.

A origem do movimento católico dos Vicentinos em nível mundial, conta Leonardo Maciel, outro integrante do grupo marauense, tem uma história baseada no viés do desafio: jovens foram desafiados a fazer sua fé virar obra, ou seja, colocar na prática a sua religião. Isso aconteceu em meados de 1800 quando sete universitários parisienses foram questionados sobre onde estava o resultado de sua fé, onde estavam suas ações e a partir daí, começaram a recolher e entregar lenha para famílias pobres enfrentarem os dias frios do inverno francês, em plena guerra.

Hoje, o Brasil é o país que reúne o maior número de vicentinos. Em Marau, a Conferência São Roque é composta por 14 pessoas. Conforme explica Mari de Paris, vice-presidente da conferência, toda semana pelo menos uma dupla de vicentinos visita as famílias mais vulneráveis dos mais diferentes pontos do município. Algumas recebem auxílio para suprir necessidades básicas como alimentos e roupas que são obtidas através de benfeitores (pessoas da comunidade que fazem doações). Outras, recebem assistência espiritual. Ela revela, ainda que Marau conta com uma conferência de jovens, o que dá a garantia da sustentabilidade do movimento no município. É a CCA Menino Jesus que existe há cinco anos.

Neste ano, o trabalho foi um pouco diferenciado em função das medidas de prevenção ao coronavírus.  O grupo também se reúne com periodicidade semanal e tem como assistente a Irmã Míria Bordin, da congregação das Irmãs Franciscanas de Maria Auxiliadora. Ainda como comemoração aos 40 anos, no dia 18 de outubro haverá uma missa em homenagem a Conferência São Roque. A entrevista, na íntegra, está disponível em podcast aqui no site.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais