Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Projeto Caminhos da Democracia do TRE foi realizado em Marau

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Se preferir, ouça este conteúdo no player desta matéria

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, desembargadora Vanderlei Teresinha Kubiak, esteve em Marau nesta semana, conduzindo os trabalhos do Projeto Caminhos da Democracia. Acompanhada de outros profissionais, ela participou de Aula Magna - aberta ao público, no Curso de Direito da Fabe Faculdade. O programa é uma ação do TRE/RS que pretende provocar reflexões sobre temas que estiveram presentes nas eleições de 2022 e que precisam ser reavaliados para o pleito do próximo ano.

Em entrevista para a Tua Rádio Alvorada, a presidente do TRE/RS comentou a necessidade de reflexões sobre a desinformação e o combate às fake news, o fair play eleitoral com motivações para uma propaganda partidária propositiva em uma espécie de pacto pela verdade. A desembargadora também citou o incentivo à participação de grupos politicamente minorizados - mulheres e população LGBTQIA+, além de reforçar a legitimidade do processo eleitoral, a confiabilidade da urna eletrônica e da própria democracia do Brasil. A intenção, segundo ela, é levar as pautas para vários municípios gaúchos neste período pré-eleitoral. 

As palestras foram abordadas pelo desembargador Jorge Luis Dall’Agnol, com o tema “Entendendo a desinformação: a manifestação do eleitor ainda é plena?”; Carlos Vinicios de Oliveira Cavalcante, mestre em Ciência Política, com o tema “Liberdade de expressão, discurso de ódio e a percepção de democracia”; Débora do Carmo Vicente, chefe na Seção de Programas Institucionais da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul, com o tema “Participação feminina na política”; e Rogério da Silva de Vargas, secretário judiciário com o tema “Fair Play eleitoral. O que é o papel de cada um?”.

Na ocasião, o coordenador do Curso de Direito da Fabe Faculdade, Guilherme Pavan Machado, reiterou a importância dos temas em debate para a formação dos acadêmicos do curso. Também integraram a equipe do Tribunal Regional Eleitoral em Marau a diretora-geral, Ana Gabriela Veiga; o secretário da presidência, Fernando de Assumpção Neto; o assessor de comunicação social, Cleber Moreira; a assessora do cerimonial, Lorena Rauter e a servidora Luciane Gasperin.

 

 

 

 

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais