Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Primeira vereadora transexual de Caxias do Sul, Cleo Araujo, é empossada nesta terça-feira

por Isadora Helena Martins

Parlamentar ficará na Casa até esta quarta-feira, em substituição ao vereador licenciado Lucas Caregnato

Foto: Divulgação / Ana Paula Rech

A parlamentar Cleonice Araujo, de 42 anos, entrou para a história do Legislativo caxiense como a primeira vereadora transexual a assumir o mandato. A posse ocorreu na manhã desta terça-feira (14). A vereadora ocupou um assento no plenário, na bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), pois estava como terceira suplente. Ela irá substituir o vereador petista Lucas Caregnato, que se encontra em licença-paternidade, devido ao nascimento do filho Miguel.   

Nas últimas eleições municipais, Cleo, como é conhecida, conquistou 1.045 votos. Antes de fazer o juramento à Lei Orgânica do Município, Cleo viu a unanimidade do plenário acatar as rejeições dos suplentes anteriores a ela, convocados para o exercício temporário da vereança, na vaga de Lucas. Respectivamente, a primeira e o segundo suplentes do PT, Roselaine Frigeri e Alfredo Tatto, alegaram impossibilidades de exercerem mandato no Parlamento, nesta semana.

Cleo vai exercer o mandato até esta quarta-feira (15). Segundo a parlamentar, ela representa toda a comunidade LGBTQIA+ que sofre com o preconceito e a violência. “Estou aqui para abrir espaço para tantas vidas que estão entre nós e as que também virão. É com alegria, e sobretudo com compromisso, que ocupamos este espaço. Ocupamos. Falo no plural por saber que meu corpo trans, de origem indígena, marcado por tantas lutas que a sociedade me impôs, hoje, representa o corpo e a vida das pessoas que se assemelham a mim. Estou aqui em nome das pessoas que possuem apenas as esquinas noturnas como alternativas, estou aqui em nome das diversas feminilidades que são violentadas todos os dias, estou aqui em nome de adolescentes que são expulsos de casa por serem quem são, estou aqui em nome de todas as minorias que, assim como eu, ainda não possuem um lugar justo de ocupação em nossa cidade”, salientou.

Nesse sentido, Cleo afirmou que irá protocolar, ainda nesta terça, um projeto de lei que visa estabelecer diretrizes à Política Municipal de Promoção da Cidadania LGBT e Enfrentamento da Homofobia. A parlamentar também deverá propor a criação do Conselho Municipal dos Direitos da População LGBT e do Conselho Municipal de Religiões de Matrizes Africanas. “Minha presença anuncia a possibilidade de uma cidade que vive e celebra as diferenças, e encontra na pluralidade uma expressão da democracia e de um projeto de sociedade que se desenvolve com as mãos de todas as pessoas que a constitui”, destacou.

Nascida em 15 de agosto de 1979, em Rio Branco (MT), Cleo é filha de Luiz Inocêncio de Araujo e Joana Rocha de Araujo (já falecida). Mora em Caxias há 17 anos. Artesã, ela está cursando Direito no Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG). Reconhecida ativista do movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgênero), ela preside o Conselho Estadual de Políticas LGBT, o Conselho Municipal de Direitos Humanos e a ONG (organização não governamental) Construindo Igualdade, a qual atua no acolhimento à população LGBT. É integrante do Conselho Municipal de Saúde.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais