Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Pesquisa realizada por advogada marauense mapeia a participação feminina no histórico político de Marau e região

Baixar Áudio por Camila Agostini

No estudo, observa-se, por exemplo, que em 1998, uma mulher assumiu o comando do município, interinamente, por dez dias

Foto: Camila Agostini / Tua Rádio Alvorada

Em um compilado de cinco páginas, a advogada marauense, Júlia Bonamigo Pegoretti, apresenta levantamento que mapeia a participação feminina no histórico político de Marau e região. “Poucos sabem, por exemplo, que o Município passou dez dias sob o comandado de uma mulher”, revelou Júlia à reportagem da Tua Rádio Alvorada. O fato ocorreu durante a Administração do ex-prefeito Alci Luiz Romanini, em 1998. Na oportunidade, prefeito e vice se ausentaram da cidade e a presidente do Legislativo, à época, Inês Perin, assumiu o cargo interinamente.

A pesquisa da advogada foi realizada no final de 2020, a pedido do então Juiz Eleitoral de Marau, Marcel Andreata de Miranda, que também destacou as informações durante a cerimônia de diplomação dos eleitos, em dezembro passado.

O levantamento foi feito com base em informações disponíveis nos portais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A pesquisa abrange todos os municípios da 62ª Zona Eleitoral - Marau, Camargo, Vila Maria, Nicolau Vergueiro e Nova Alvorada.

Entre os dados apresentados, Camargo surge como o município com maior índice de crescimento quanto ao número de candidatas mulheres no comparativo entre as duas últimas eleições. O quantitativo de candidaturas femininas cresceu 11,6% entre os anos de 2018 e 2020. No mesmo período, este crescimento foi observado em Gentil (7%); Marau (3,46%); Vila Maria (2%) e Nova Alvorada (3,72%).

Nas Eleições Municipais de 2020, Vila Maria bateu recorde de mulheres eleitas na história. Foram quatro candidatas eleitas ao Legislativo.

Clique no player de áudio e conheça outras informações sobre o estudo.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais