Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Radar das Eleições: Vanius Corte é o nome do PCdoB ao Executivo por “representar a defesa da democracia”, segundo sigla

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

13º episódio: legenda explica que ideias do plano de governo são baseadas em projetos das últimas eleições municipais

Foto: Divulgação

O quadro “Radar das Eleições” chega a sua 13ª legenda entrevistada. Desta vez, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) é quem vai falar sobre os trabalhos para o pleito eleitoral de 2020. As ações visualizam uma chapa para a Prefeitura de Caxias do Sul.

Depois de duas eleições com o ex-deputado estadual Assis Melo, o ex-procurador-geral do Município no governo de Pepe Vargas (PT), Vanius Corte, foi o escolhido para concorrer a prefeito. Ele foi pré-candidato ainda em maio deste ano, mas seu nome foi confirmado na conferência municipal deste mês.  O atual presidente da sigla na cidade, Paulo Freitas, vê nele a representação da defesa da democracia e seu passado como militante político o credencia para o cargo.

“Uma pessoa [Vanius Corte] com muitas virtudes e qualidades políticas. Ele tem uma representatividade democrática, com foco na defesa da democracia e do Estado Democrático de Direito. O passado de militante político o credencia na luta por uma cidade socialmente mais justa e mais humana”

Falta para o PCdoB um postulante a vice-prefeito, que ainda está em negociação. O partido espera as movimentações políticas para o ano que vem a fim de tomar uma decisão. As conversas apenas são iniciais e partem para o lado socioeconômico de Caxias do Sul e seus problemas estruturais.

Plano de governo com foco no trabalhador

Mesmo sem definir uma coligação, a legenda tem um plano de governo baseado em ideias apresentadas nas quatro últimas eleições. O trabalho está em atualizar o projeto para a realidade atual do município, o que deve ser feito até julho de 2020. Freitas conta que os principais pontos estão centralizados no desenvolvimento social, na distribuição de renda e na geração de emprego.

O nosso plano de governo vai trabalhar a questão do desenvolvimento da cidade, da distribuição de renda e da geração de emprego. Como é o perfil do nosso partido, vamos ter um olhar mais voltado aos trabalhadores e ao povo caxiense, que são os produtores da riqueza da cidade.”

A Câmara de Vereadores também está nas intenções da sigla, pois o vereador Renato Oliveira é o único nome na bancada. A meta é a inscrição da chapa completa, que conta com 11 pré-candidatos até o momento. Freitas afirma que o PCdoB pretende eleger parlamentares que tenham como ponto central a defensa da democracia e do Estado Democrático de Direito.

“São duas questões que afetam todo o povo brasileiro e a comunidade caxiense. Entendemos que esses dois pontos não estão restritos a uma conjuntura nacional. Em Caxias do Sul, a questão da democracia será um dos debates centrais nas eleições de 2020.”

Neste mês, o partido realizou a conferência municipal que escolheu um novo comitê, responsável pela articulação ao pleito de 2020. Atualmente, o partido conta com cerca de quatro mil filiados.

(Ouça as entrevistas no "Ouvir notícia" abaixo da manchete).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais