Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Aprovado projeto de lei que denomina o Museu Municipal de Maria Clary Frigeri Horn

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

A proposta da bancada do MDB visa homenagear a historiadora e professora que foi uma das responsáveis pela estruturação do museu e pela restauração da Casa de Pedra

Foto: Assessoria de Imprensa - SMC
Foto: Divulgação

O Museu Municipal de Caxias do Sul poderá receber o nome de Maria Clary Frigeri Horn. O projeto da bancada do MDB foi aprovado por unanimidade durante a sessão desta terça-feira (13). Conforme o vereador Paulo Périco (MDB), um dos autores do projeto, o objetivo é fazer uma homenagem à Maria e reconhecer a contribuição de seu trabalho para a preservação das memórias históricas de Caxias do Sul. “Nada mais importante que esta Casa dar esta honraria a esta família, à dona Maria que construiu, não só a Casa de Pedra, mas ela também montou todo o nosso Arquivo Histórico. Portanto quando os caxienses passam por esses locais devem saber que ali tem um pouco da força da dona Maria Frigeri Horn”, destacou.   

Maria Clary Frigeri Horn nasceu em 24 de abril de 1931. Ela foi diretora do Museu Municipal e do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami. Era professora de história e teve participação intensa na área cultural caxiense, inclusive, com participação na restauração da Casa de Pedra, na década de 1970. A professora e historiadora faleceu vítima de infarto no dia 16 de março de 2017, aos 85 anos.

O vereador Elói Frizzo também se manifestou de forma favorável à prestação da homenagem. “Quando assumiu cargos no Executivo, ela demonstrou todo o seu vigor, no sentido de dotar Caxias de estruturas específicas que dialogassem com seu patrimônio histórico”, pontuou Frizzo.

Gustavo Toigo (PDT), por sua vez, salientou a relevância da atribuição do nome de Maria Clary Frigeri Horn ao Museu Municipal. “Muito justa essa homenagem. Maria Frigeri foi uma pessoa muito animada, super positiva, gostava daquilo que fazia e amava Caxias do Sul. Então uma pessoa muito ligada à preservação da nossa cultura, do patrimônio histórico e cultural do nosso Município”, salientou.  

Para que o Museu Municipal possa receber o nome de Maria Clary Frigeri Horn o Projeto de Lei precisa ser sancionado pelo prefeito Daniel Guerra (PRB).

Ouça a matéria no link acima da foto. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais