Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Vereador apresenta projeto para estimular estabelecimentos em prédios históricos de Caxias

por Pablo Ribeiro

Felipe Gremelmaier destacou a importância da proposta para a economia e o turismo da cidade

Foto: Bruna Giusti/Câmara de Vereadores/Divulgação

O vereador Felipe Gremelmaier (MDB) protocolou, na manhã desta quinta-feira (10/06), um projeto de lei que tem como objetivo estimular estabelecimentos em prédios históricos de Caxias do Sul. O parlamentar utilizou o espaço do grande expediente, na sessão ordinária do Legislativo, para detalhar a proposta. A medida prevê incentivos fiscais para as empresas que aderirem à ideia. A proposição já começou a tramitar pelas comissões da Câmara.

Em seu pronunciamento, Gremelmaier citou que a finalidade da proposição é o município incentivar a locação ou a compra de imóveis históricos, para a instalação de estabelecimentos, visando à preservação histórica e cultural, além da retomada do desenvolvimento da economia. Destacou que iniciativa também poderá gerar emprego e renda. De acordo com ele, a proposta vai ao encontro do fomento ao turismo, ao convívio social, ao entretenimento, ao lazer e à promoção de inovação e economia criativa.

O vereador salientou que a maioria dos espaços não está sendo usada devido a diversos motivos, como a dificuldade de restauro por causa do alto custo necessário, a rigidez da legislação relativa, a deterioração dos imóveis ou a falta de incentivo do poder público para o uso. “A cidade possui muitos prédios que merecem ser preservados por guardarem a história, a cultura e o resgate da cidade de Caxias do Sul”, afirmou o parlamentar.

Em aparte, o vereador Lucas Caregnato (PT) destacou que, além dos espaços da área central, muitos estão no interior e também poderiam receber esse incentivo. O líder de governo na Câmara, vereador Olmir Cadore (PSDB) afirmou que o Executivo será parceiro no projeto. Também se manifestaram favoráveis à iniciativa as vereadoras Gladis Frizzo (MDB) e Denise Pessoa (PT), e o vereador Wagner Petrini (PSB).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais