Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Aproximação com secretários e diálogo sem embate marcarão ações do novo líder do governo no Legislativo caxiense

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Adriano Bressan (MDB) foi escolhido na última semana

Foto: Franciele Masochi Lorenzett/Divulgação

O vereador Adriano Bressan do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) foi eleito o novo líder da Prefeitura de Caxias do Sul na Câmara de Vereadores municipal ainda na semana passada. Ele terá a responsabilidade de intermediar o diálogo entre os dois poderes. Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, o parlamentar falou de como será seu método de trabalho para que haja um entendimento entre Executivo e Legislativo.

As ações vão se pautar em uma comunicação próxima e sem embate, como ocorria na gestão do prefeito cassado Daniel Guerra (Republicanos), segundo ele afirma. A aproximação também será com os secretários municipais, os quais terão uma “linha direta”, como chama, com os vereadores. “No governo passado [de Daniel Guerra] tivemos muitas dificuldades [de diálogo], porque o Legislativo estava numa batalha sem fim. Então, sempre disse: jamais vamos ter embates com os vereadores, vamos construir juntos. Com a eleição de [Flávio] Cassina, a maioria [dos vereadores] votou pelo sim e por essa chapa. Temos portas abertas para poder fazer uma ligação direta com todos os secretários, não que os outros vereadores não tenham, pois já no início do governo vemos que eles possuem linha direta com o secretariado.”

O motivo da escolha

Um dos questionamentos foi a sua escolha como líder do governo municipal. A dúvida se encontra na ação do prefeito Flávio Cassina, que pertence ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), o qual possui nos nomes de Adiló Didomenico, Clovis Xuxa e Alceu Thomé a representação da legenda no Legislativo caxiense. Eles poderiam ser escolhidos como o elo entre os poderes. Isso vale também para o vice Édio Eloi Frizzo, que é filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), que tem três parlamentares (Alberto Meneguzzi, Edi Carlos Pereira de Souza e Wagner Petrini) na bancada.

Bressan explica que o motivo da seleção foi pela confiabilidade de Cassina em seu trabalho. “Conversei com os vereadores do PTB, pois temos uma relação muito boa dentro da Câmara [de Vereadores], e claro que não foi por falta de competência deles, mas uns já tinham problemas pessoais e não aceitaram. Mas essa questão de ser líder do governo não foi partidária, foi pela confiabilidade, uma confiança que o prefeito Cassina tem na minha pessoa. Desde o primeiro dia de governo, ele disse que vai convidar pessoas e não partidos, então me senti apto a aceitar, até porque foi um convite pessoal. ”

Outro tema foi o tempo de permanência do vereador como líder da gestão no Legislativo. A indefinição é se ele fica até o final de 2020 ou até o início de abril, pois o parlamentar é suplente de Paulo Périco (MDB), atual secretário da Cultura (SMC). O titular da pasta municipal possui o interesse da reeleição neste ano e, para isso, necessitaria sair do cargo até o dia 04 de abril para retornar à bancada legislativa. Caso decida concorrer, Bressan teria que deixar a cadeira vaga para a volta de Périco.

O vereador conta que conversou com o secretário, mas sem definição se ele voltaria ou não. “Estive conversando com o Paulo Périco e não está definido se ele voltará no dia 4 [de abril] ou se vai continuar à frente da Secretaria de Cultura até o final do ano. Tenho certeza que ele tem uma competência e um papel muito importante na pasta da Cultura. Se ele desejar ficar será muito apoiado por mim, por todos os parlamentares, tenho certeza, e pelo prefeito Cassina. Se desejar voltar, eu sou suplente, então tenho que entender que devo sair no dia 04 de abril, por isso tentarei fazer o máximo de trabalho junto ao Executivo e ao Legislativo. ”

Sobre as interlocuções marcadas entre os órgãos públicos municipais, ele destaca que está agendada uma reunião para esta semana a fim de reunir o secretariado do prefeito Flávio Cassina (PTB) e a bancada legislativa. A ideia é fazer um primeiro contato direto entre os pertencentes da Câmara e da atual administração.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais