Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Projeto de Lei que institui Dia da Doação de Sangue é aprovado no RS

por Rudimar Galvan

Autor do projeto, deputado Gilmar Sossella comemora

Deputado Gilmar Sossela comemorou a aprovação do Projeto.
Foto: Marcelo Bertani/Agência ALRS

O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (5) por unanimidade o Projeto de Lei 199/2015, de autoria do deputado estadual Gilmar Sossella, que institui o Dia da Doação de Sangue no Rio Grande do Sul. A data será celebrada, anualmente, em 5 de abril, dentro da Semana Mundial da Saúde.

“Queremos homenagear todas as pessoas que separam um tempo durante sua rotina para ser doador voluntário, bem como conscientizar um número cada vez maior de pessoas da necessidade deste gesto de solidariedade humana”, destacou Sossella.

Para doar sangue no Brasil basta ter entre 18 e 60 anos. Além disso, é preciso pesar no mínimo 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não pode ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, não pode ter fumado qualquer tipo de cigarro e não estar em jejum.

Também são aceitos candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal, e pessoas de 60 a 69 anos, se já tiverem doado antes dos 60. No entanto, quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, mulheres grávidas ou amamentando não podem doar sangue.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil necessita em média de 5,5 mil bolsas de sangue diariamente, porém, o número de doações ainda é limitado. No dia da doação, o candidato precisa obrigatoriamente apresentar documento de identidade com foto.

“O sangue é imprescindível, não podendo ser substituído por outro produto. É um item que não pode ser comprado e, portanto, depende da solidariedade das pessoas”, completou o deputado. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais