Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Secretaria de Meio Ambiente consegue aprovação para gerir Fundo de Reciclagem em Caxias

Baixar Áudio por Daniel Lucas Rodrigues

Matéria foi aprovada em primeira discussão nesta terça-feira (06/04), na Câmara de Vereadores

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul aprovou na sessão desta terça-feira (06/04) a mudança da administração do Fundo de Reciclagem, chamado de EcoFundo. O projeto de lei, lançado pelo Executivo municipal, foi aprovado por unanimidade e passou pela primeira discussão. Terá que ser feita uma segunda votação para aprovar a proposta.

O fundo passará a ser administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). O recurso é gerido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete) Na exposição de motivos, a Prefeitura argumenta que “O Plano Municipal (de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PMGIRS, instituído por meio da Lei nº 8.183) prevê que a Coordenação do Comitê da Cadeia Produtiva da Reciclagem caberá à Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Dessa forma, o presente projeto de lei tem a finalidade de transferir à administração do fundo para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, visto que possui equipe técnica de profissionais habilitados para planejar, executar e implementar o PMGIRS, de acordo com as legislações vigentes do setor”, argumenta.

Durante a apreciação, a vereadora Denise Pessôa/PT se manifestou em apoio à mudança. A petista aproveitou para relatar a difícil situação pela qual passam os trabalhadores das Associações de Recicladores. Segundo ela, com a pandemia, a quantidade de resíduos diminuiu e a renda mensal desses profissionais tem sido muito baixa, entre R$ 400 e R$ 500.

O EcoFundo foi criado em dezembro do ano passado. Ele tem como objetivo captar recursos e prestar apoio financeiro, em caráter suplementar, a projetos, planos, obras e serviços necessários à ampliação, conservação, preservação e recuperação das associações de triagem e reciclagem de resíduos sólidos conveniadas ao município. Além disso, busca garantir investimentos em tecnologia, na capacitação ambiental e na formação continuada das associações, por meio de ações e programas que garantam o acesso e a oportunidade. A medida visa ao desenvolvimento da cadeia produtiva da reciclagem conveniada.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais