Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
06:30:00
Caminhos da Fé
08:00:00
 
 

Ministério da Justiça registra 222 ocorrências de crime eleitoral na manhã deste domingo

por Ana Lúcia Jacomini

Balanço foi divulgado por volta de 12h40, praticamente metade do pleito

Imagem Ilustrativa
Foto: Reprodução/EBC

Boletim divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública às 13h deste domingo, 02/10, aponta que 222 crimes eleitorais foram registrados pelas forças de segurança em todo o país na manhã do primeiro turno – até as 12h40. O número inclui, segundo o documento: 75 ocorrências de boca de urna; 7 casos de transporte ilegal de eleitores e 9 violações do sigilo do voto. O Código Eleitoral proíbe candidatos, órgãos partidários e qualquer pessoa de fornecer transporte ou refeições aos eleitores.

O objetivo dessa norma, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, é impedir a captação ilícita de votos. Também constitui crime eleitoral a compra de votos, por vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública. O Código Eleitoral ainda estabelece que ninguém poderá impedir ou atrapalhar outra pessoa de votar. Em caso de comprovação, o autor do crime poderá pegar até seis meses de detenção.

BIOMETRIA - Eleitores com cadastro biométrico não precisam assinar o caderno de votação, nas eleições deste domingo, 02/10. Além disso, todo o eleitorado está dispensado de guardar o comprovante de votação, inclusive aqueles que ainda não têm a biometria. Segundo o TSE, a assinatura do caderno de votação só será exigida para quem não tem o cadastro ou não tiver a biometria reconhecida pelo sistema. A biometria foi testada pela Justiça Eleitoral pela primeira vez em 2008. Segundo o TSE, a ferramenta ajuda a tornar o processo eleitoral mais seguro e não, necessariamente, mais rápido. A expectativa da Justiça Eleitoral é que todos os eleitores estejam aptos a votar com a biometria até 2026.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais