Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Assembleia aprova PEC que retira exigência de plebiscito para venda de estatais

por Camila Agostini

Aprovação possibilita que Executivo encaminhe projeto de desestatização da Corsan

Foto: Joel Vargas / Agência ALRS

Na tarde desta terça-feira, dia 01/06, a Assembleia Legislativa do Estado aprovou em segundo turno, a PEC 280. De autoria do deputado estadual Sérgio Turra (Progressistas) e mais 24 parlamentares, o projeto retira da Constituição Estadual a obrigatoriedade de realização de plebiscito para a venda de estatais.

O plenário da AL aprovou a matéria por 35 votos favoráveis e 18 contrários. Em virtude de ser uma PEC, era necessário 33 votos favoráveis para aprovação. No primeiro turno, dia 27 de abril, a matéria recebeu exatamente os 33 votos necessários para seguir a sua tramitação normal.

A proposta foi promulgada e publicada em edição extraordinária do Diário Oficial da AL desta terça-feira, 02/06.

O deputado Turra comemorou a aprovação da matéria. “Para aumentar impostos e criar estatais, que incham a máquina pública, não é necessário plebiscito. Porque para diminuir a máquina do Estado precisaríamos? Gostem ou não os defensores do estatismo anacrônico, nós, deputados, fomos eleitos para representar o povo. E não vamos fugir das responsabilidades”, comentou.

“A água sempre será um bem público, de responsabilidade dos municípios, que dão a concessão a empresas privadas ou públicas. Isso não mudará nunca! A retirada do plebiscito não significa que haverá privatização, mas sim, um debate sobre a prestação de serviço de órgãos públicos. O que estamos fazendo hoje, é um passo decisivo na retirada das amarras para dar mais agilidade às decisões rumo ao desenvolvimento do Rio Grande do Sul”, disse o deputado.

A partir de agora, uma futura discussão no parlamento para privatização ou não da Corsan vai depender de um projeto especifico do executivo. “ Quando chegar esse projeto nós vamos debater junto com a população gaúcha o melhor caminho para melhorar a prestação de serviço, principalmente na coleta e tratamento de esgoto”, finalizou Turra.

Fonte: Gabinete Sérgio Turra

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais