Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Deputados gaúchos conhecem políticas de incentivos fiscais às empresas, em Santa Catarina

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Objetivo é identificar exemplos que possam ser implantados no Rio Grande do Sul para a geração de negócios

Parque Tecnológico Bianchini Business Park, Blumenau, SC. Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Rio Grande do Sul tem perdido diversas empresas nos últimos anos para outros estados como Santa Catarina, principalmente por conta da diferença na cobrança de impostos. Quem falou sobre o assunto durante o programa Conectado desta segunda-feira (01), foi o deputado estadual Tiago Simon (MDB), que fez uma visita técnica ao estado vizinho na última semana, juntamente com a comitiva Gaúcha composta pelos deputados Eric Lins (DEM) e Fábio Ostermann (Novo). Também participou das agendas o consultor da Fundação Getúlio Vargas, Nelson Naibert.

Conforme Simon, que preside a Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo da Assembleia Legislativa, Santa Catarina possui um ambiente de negócios, sem altas taxas tributárias, com incentivo à instalação de empresas e fomento à inovação. "Os catarinenses estão conseguindo constituir um ambiente de negócios muito favorável ao desenvolvimento aliado com desoneração tributária”.  

O parlamentar também destacou que Santa Catarina está investindo fortemente na inovação e promoção de startups. “Foi o primeiro estado a retirar o ICMS sobre a inovação. Eles começaram a adotar uma política de criar centros de inovação em vários pontos do estado e hoje é o maior (estado) do Brasil em número de startups. Pra se ter uma ideia, 40% das startups do Brasil estão em São Paulo e 20% em Santa Catarina. Na ilha de Florianópolis, por exemplo, a receita fundamental era o turismo, hoje a receita oriunda da inovação é 5 vezes maior".

Sobre as mudanças necessárias no Rio Grande do Sul para voltar a atrair negócios, o deputado Simon destacou que é preciso fazer a reforma tributária, além investir na infraestrutura dos sistemas hidroviários e rodoviários para melhorar a logística de importação e exportação. "Essas questões da infraestrutura, da carga tributária e do licenciamento são os principais aspectos para a atratividade de negócios", afirma o deputado. E completa: "Eu acredito sinceramente que com o governador Eduardo Leite e os empreendedores do nosso estado, há um ambiente muito positivo no sentido de criar uma atmosfera de desenvolvimento no nosso estado”.

Ouça a entrevista completa no link acima da foto. 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais