Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Curso do Instituto Arca Verde em São Francisco de Paula ensina a agricultura sintrópica na mata de araucária

Baixar Áudio por Beverli Rocha

Vivência acontece de 15 a 17 de novembro

Foto: Divulgação

O IX Curso de Agroflorestas - Agricultura Sintrópica na Floresta de Araucária será oportunidade de vivência para agricultores ou interessados em geral para inverter a lógica atual de intervenção humana no ecossistema natural. A proposta é mostrar como é possível plantar e manejar a terra apenas com os recursos já existentes na natureza. Além disso, os participantes poderão aprender a cozinhar alimentos saudáveis que serão oferecidos nas refeições com a proposta de comida vegetariana, vegana e orgância.
O curso será bastante prático. Os temas teóricos serão abordados de forma introdutória e aprofundados transdisciplinarmente durante as práticas, as quais estarão direcionadas para a análise e observação de diversas situações, condições e estágios sucessionais distintos nas áreas manejadas dentro do Instituto Arca Verde.
O foco é a mata com Araucária, no entanto, o entendimento dos princípios abordados permite sua aplicação adaptada em praticamente qualquer ecossistema.
Os métodos, técnicas e conceitos apresentados estão embasados na continuidade do trabalho iniciado por Ernst Götsch em cursos realizados no Instituto Arca Verde nos anos de 2010 e 2011.
No programa do curso estão temas como:
-Entendimento do conceito de sintropia e sua aplicação na agricultura
-interpretação, planejamento e sistematização de agroecossistemas.
- Implantação e manejo de sistemas agroflorestais (SAF´s);
- Podas e dendrocirurgias;
- Criação e estruturação de solos férteis;
- Saúde do Solo e saúde da s pessoas;
- Renovação de florestas nativas;
-Plantios madeireiros;
- Conservação de sementes e variedades crioulas;
-Máquinas e ferramentas de trabalho nos SAFs;
- Hugelkultur (técnica alemã de canteiros construídos)

Serão pelo menos cinco ministrantes e entre eles está  a médica, agricultora sintrópica (agroflorestora), com pós graduação em Gestão de Agrossistemas Sustentáveis, Andrea Basso. Ela também faz parte do MAIS ( Movimento de Agroflorestores de Inclusão Sintrópica), trabalha no Caminhos da Floresta em Caxias do Sul-RS com manejos agroflorestais e é membro da banca Floresta Essencial na Feira Ecológica de Caxias do Sul. Guardiã e dispersora de sementes, Andrea falou com a reportagem do programa Temática na manhã desta quarta-feira sobre o assunto.

Confira na íntegra.

 

A saber: Informações e inscrições estão abertas pelo link >http://agendagotsch.com/ ; >www.arcaverde.org ou ainda pelos telefones (54)99901 7745, 54) 99620-2632.

O Instituto Arca verde emitirá certificado com carga horária de 22 horas. o investimento varia de R$ 470,00 a R$ 690,00 conforme a modalidade de participação que pode ser de alojamento, camping e solidário camping. O valor pode ser parcelado em até 10 vezes sem juros.
* Serão oferecidas até duas bolsas integrais para movimentos ou coletivos. (Interessad@s, solicitem questionário no email [email protected])


 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais