SIMECS subsidia inventário de emissões de gases de efeito estufa para empresas
Baixar ÁudioIndústrias interessadas em participar vão contribuir para atualizar o diagnóstico do setor
O SIMECS, em parceria com o Sistema FIERGS, através do Senai, está com inscrições abertas para o Projeto Baixo Carbono 2026, que subsidiará a elaboração do Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) das empresas, utilizando a metodologia GHG Protocol, reconhecida internacionalmente.
Além de apoiar as empresas na mensuração de suas emissões e na identificação de oportunidades de melhoria, a iniciativa permitirá ao SIMECS atualizar o Inventário Setorial de Emissões iniciado em 2023. O objetivo é ampliar a base de informações do setor, acompanhar a evolução dos indicadores ambientais da indústria regional e subsidiar o desenvolvimento de projetos voltados à competitividade, inovação e sustentabilidade.
Cada empresa participante receberá um diagnóstico individualizado, identificando as emissões de gases de efeito estufa geradas ao longo de 2025 e apontando oportunidades para reduzir impactos ambientais, aumentar a eficiência operacional, diminuir custos e atender às crescentes exigências de clientes, investidores e mercados nacionais e internacionais.
O programa contempla ainda a elaboração de um Plano Estratégico de Descarbonização, apoio ao acesso a linhas de financiamento verde e incentivos fiscais, capacitação de profissionais, disseminação de boas práticas e acompanhamento contínuo da evolução das empresas, com potencial de redução de emissões em até 30%.
Além dos benefícios individuais, as empresas participantes contribuirão para a atualização do Inventário Setorial de Emissões de Gases de Efeito Estufa do SIMECS. O levantamento consolidará informações de pelo menos 100 indústrias da região, permitindo comparar os resultados com o diagnóstico realizado em 2023 e identificar a evolução do setor.
Para o presidente do SIMECS, Paulo Scopel, a iniciativa reforça o compromisso da entidade em preparar a indústria para os desafios da nova economia.
Scopel concedeu entrevista sobre o assunto ao programa Temática. Confira o conteúdo completo em áudio (acima).
.
A saber: as inscrições para participar do projeto estão abertas até 30 de agosto. Graças ao subsídio concedido pelo SIMECS, o investimento é de apenas R$1,5 mil para empresas associadas e R$3 mil para não associadas, valores significativamente inferiores aos praticados no mercado para a elaboração de inventários utilizando a metodologia GHG Protocol.
Comentários