Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

2ª edição do Caxias Eco Fashion terá lançamento de coleções

por Ivan Sgarabotto

O evento oportuniza ampliar a discussão e buscar o entendimento de uma nova concepção de linguagem de moda

Foto: Divulgação

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMMA) de Caxias do Sul, promove, pelo segundo ano consecutivo, o Caxias Eco Fashion. A Rádio São Francisco é a apoiadora do Semana do Meio Ambiente.

O evento oportuniza ampliar a discussão e buscar o entendimento de uma nova concepção de linguagem de moda que diferencia o novo profissional que irá desenvolver um produto, seguindo as etapas do ecodesign. São essas ideias e propostas que serão apresentadas em um workshop e dois desfiles durante a Semana Municipal do Meio Ambiente, que acontece de 1º a 05 de junho, no Centro de Eventos do Parque da Festa da Uva.

A grande novidade deste ano é o case “Walter Rodrigues e Banco de Vestuário”, onde o estilista vai apresentar, durante a abertura do workshop Moda e Sustentabilidade o trabalho de curadoria que desenvolveu junto com a equipe (costureiras, professores e alunos) do Banco de Vestuário de Caxias do Sul. O resultado dessa construção será apresentada no desfile Banco de Vestuário por Walter Rodrigues, no dia 1º de junho.

A programação do 2º Caxias Eco Fashion inicia com o workshop “Sustentabilidade na Moda”. O evento inicia às 19h após a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente, no auditório, localizado no mezanino do Centro de Eventos. O seminário pretende discutir a importância da inovação e da sustentabilidade no segmento da moda, analisando, de forma geral, as metodologias que impactam o meio ambiente e representam um avanço no processo produtivo da reciclagem. A palestrante convidada é a Dra. Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho, professora associada à USP e coordenadora geral do LASSU (Laboratório de Sustentabilidade em TIC da USP), atua na área de eficiência energética e inovação com foco na sustentabilidade do negócio, criadora e fundadora do Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática (CEDIR) da USP e coordenadora do Programa Origem Sustentável (selo de certificação voltado ao mercado calçadista brasileiro).

Na quinta-feira, 02 de junho, à noite, ocorre o desfile Moda Sustentável, com direção criativa de Walter Rodrigues. O objetivo principal da atração é provocar a reflexão sobre a responsabilidade ética acerca do eixo do meio ambiente e sua aplicabilidade na moda, provocando diálogo lato sensu numa dinâmica cultural com os profissionais que trabalham com moda, seja na área acadêmica, da indústria ou do comércio, ou mesmo aos que, pura e simplesmente, gostam do assunto. Os estilistas convidados são:  Rafaela Tomazzoni, criadora do Knit Studio, apresenta inusitadas formas de valorizar o tricô feito à mão; Ana Casara, artesã do Grupo Só Nó, leva à passarela roupas feitas em macramê, destaque para um vestido de noiva; Up Man que trará sua nova coleção em fibras de bambu com matéria-prima biodegradável; Carolina Potrich, estilista caxiense, traz suas atuais criações em crochê, feitas com fios de seda e algodão egípcio e tingimentos naturais e sustentáveis, que tornam as peças atemporais e eternas; Volver, com a coleção de bolsas Mole Bags, concebidas, a partir da ideia do feito à mão, as peças são desenvolvidas em couro, com um design limpo, sem se apegar a modismos ou tendências, a coleção é assinada por Marcia Garbin e Fernanda Daudt.

Para encerrar, em grande estilo o 2º Caxias Eco Fashion, o estilista caxiense Carlos Bacchi, reconhecido por transformar suas criações em obras de arte, lança sua nova coleção. A proposta é apresentar vestidos confeccionados com materiais orgânicos, tecidos artesanalmente com tingimento ecológico (sem uso de corantes artificiais). Nesses tecidos será trabalhado aplicações e bordados em pedrarias. Outra novidade, serão os sapatos, confeccionados especialmente para a nova coleção e forrados com o mesmo material dos vestidos, ou seja, seda pura, garrafa PET e linho ecológico.

Programação do 2º Caxias Eco Fashion:

Workshop Moda e Sustentabilidade
Data: 1º de junho
Horário: 19 horas
Local: Auditório – Centro de Eventos do Parque da Festa da Uva
Público-alvo: empresários do setor criativo, estudantes e comunidade em geral
Entrada: franca (facultativa a doação de ração para animais)
Palestrante: Dra.Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho (USP)

Desfile 1 - Banco de Vestuário por Walter Rodrigues
Data: 1º de junho
Horário: 20h30min
Local: Sala Caxias Eco Fashion – Centro de Eventos do Parque da Festa da Uva
Entrada: somente com convite

Desfile 2 - Moda Sustentável (Direção Criativa: Walter Rodrigues)
Rafaela Tomazzoni
Ana Casara
Up Man
Carolina Potrich
Volver
Carlos Bacchi

Mais informações no site do evento www.smacaxias.com.br ou pelo (54) 3901.14.45 (ramal 241).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais