Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Conheça a articulação brasileira pela Economia de Francisco e Clara

Baixar Áudio por Beverli Rocha

Iniciativa responde ao chamado do Papa Francisco que conclama a juventude para construir um modelo econômico mais humanitário

Foto: Divulgação

 

A iniciativa chamada simbolicamente de “Economia de Francisco”  nasceu de um chamado do Papa em meados de 2019 e que gerou um amplo movimento mundial em torno de uma ideia básica – a de que a economia deve servir à sociedade, e não o contrário.

Para tratar do assunto no país, a Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara (ABEF) foi criada. Em carta aberta da Associação, as lideranças do movimento explicam porque no Brasil a iniciativa inclui o nome de Clara - quando diz que leva em conta "a escuta da silenciosa linguagem de Clara de Assis para as novas economias no século XXI, na qual masculino e feminino tem que caminhar lado a lado, como o “Irmão Sol” e a “Irmã Lua”. A carta aponta ainda o desejo por uma profunda mudança no enfoque até hoje estabelecido nas relações econômicas. A começar pela divisão sexual do trabalho, valorizando os saberes tradicionais das mulheres e suas formas de cuidado e respeito à natureza cíclica da casa comum, o planeta Terra.

A Ir. Michele da Silva, integrante da Ordem das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, falou sobre o assunto em entrevista ao programa Temática na manhã deste sábado. A religiosa destacou o encontro virtual sobre o tema que está acontecendo nesse 19 e 21 de novembro com o pronunciamento do Papa Francisco previsto para às 13h30 (hora do Brasil) hoje, quando encerra a atividade. 

Um novo encontro está sendo organizado para o primeiro semenstre do ano que vem.

Confira a entrevista na íntegra.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais