Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Tarifa de água não será reajustada em 2018, em Caxias

por Ivan Sgarabotto

É a primeira vez, em dez anos, que o Samae não terá aumento no valor do serviço

Foto: Daniel Bianchi

A tarifa de água de Caxias do Sul não sofrerá reajuste em 2018 pela primeira vez nos últimos dez anos. A decisão foi tomada pelo prefeito Daniel Guerra após a análise dos cálculos apresentados pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). Foram levadas em consideração as despesas operacionais, os juros e amortização da dívida, além dos investimentos previstos para o ano que vem.

Ao cálculo foi aplicado o índice inflacionário de 4,5% (estabelecido como meta pelo governo federal em 2018), além de um percentual previsto para o crescimento operacional, como a compra de novos materiais e serviços que serão contratados ao longo do ano.

Somado a isso, foram levantadas todas as despesas previstas para, então, chegar ao valor necessário para o funcionamento da autarquia em 2018. “O cálculo indicou que mantidas as receitas, com base na média atual, não há necessidade de reajuste na tarifa. O valor que iremos arrecadar com o valor atual já cobre essas despesas e investimentos”, explica o diretor-presidente do Samae, Gerson Panarotto.

Zerar o reajuste só foi possível com a redução das despesas de custeio ao longo de 2017. Isso inclui gastos com insumos químicos, cargos em comissão, aluguel de veículos de servidores e renegociação de contratos. “Tudo isso foi determinante para o equilíbrio das contas. O Samae não tem como objetivo a geração de lucro. Temos é que gerar receita para avançarmos nos investimentos e cobrir as despesas. Essa forma de trabalho, focada na gestão responsável dos recursos, vem dando certo. Prova disso é que fecharemos esse ano com superávit no caixa da autarquia”, destaca o prefeito Daniel Guerra.

Para o próximo ano, o Samae prevê investimentos de R$ 40 milhões em novas redes de água, esgoto, estações de tratamento, início das obras de construção da sede própria, além do reforço no número de novos servidores. “Agradecemos em especial aos servidores e colaboradores da Autarquia, que graças ao esforço conjunto para a otimização de recursos, foi possível trazer esse benefício de reajuste zero para toda a comunidade caxiense”, conclui Panarotto.

Tarifa de 2017 também sofreu redução no governo Daniel Guerra
Ao assumir como prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra também reduziu o percentual de reajuste da água. Inicialmente previsto em 8,11% pela antiga administração, o atual governo baixou o índice para 6,45%, ficando abaixo da inflação. Na época, os cálculos apresentados pelos novos gestores do Samae apontaram que seria possível a reavaliação da tarifa adotando novas práticas de gestão dos custos fixos da autarquia.

Histórico de reajustes nos últimos dez anos:

2007: 4,98%

2008: 5,95%

2009: 11,88%

2010: 21,42%

2011: 6,97%

2012: 9,68%

2013: 19,60%

2014: 6,45%

2015: 7,76%

2016: 10,89%

2017: 6,45%

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais