Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Conheça os projetos do CIBiogás na produção e geração de energias limpas

Baixar Áudio por Beverli Rocha

Atualmente são 18 propriedades rurais produzindo energia elétrica, gás veicular e energia térmica no Paraná

 

O CIBiogás  - Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás é formado por instituições que desenvolvem ou apoiam projetos relacionados às energias renováveis. Sua estrutura conta com laboratório de biogás, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu, e comunidades de produção de biogás no Brasil.

A região Oeste do Paraná já conta com várias plantas com aplicação de biogás para geração de energia, implantadas com apoio do CIBiogás.

O projeto mais recente foi inaugurado em 24 de julho deste ano, em Entre Rios do Oeste: uma Minicentral Termelétrica de Biogás. A cidade tem 5 mil habitantes, mas a quantidade de resídios orgânicos produzidos no lugar é equivalente a de um cidade de mais de 500 mil habitantes. O que era um problema ambiental foi transformado em solução para a economia e o desenvolvimento da cidade, por meio da implantação de uma Minicentral Termelétrica de Biogás inaugurada em julho. 

Toda essa quantidade de resíduos de Entre Rios do Oeste é devido ao tamanho da produção animal do município, especialmente a de suínos: são mais de 150 mil animais. Os dejetos de 18 propriedades rurais agora são tratados, transformados em biogás e utilizados para a geração de energia elétrica a partir de projeto desenvolvido pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), com o financiamento da Companhia Paranaense de Energia (Copel).  

O Coordenador de Projetos do CIBiogás, Felipe Marques, falou sobre o assunto em entrevista ao programa Temática na manhã desta segunda-feira. Confira na íntegra.

Foto/Marcos Labanca - site CIBIOGÁS

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais