Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Vigilância Ambiental contabiliza 20 focos do mosquito da dengue em Caxias do Sul

por Pablo Ribeiro

A Prefeitura pede que a comunidade auxilie no combate eliminando locais com água parada, que são criadouros do mosquito

Foto: Vigilância Ambiental em Saúde/Divulgação

Até o momento, 20 focos do mosquito Aedes aegypti foram identificados em Caxias do Sul, segundo informações da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Os últimos 10 focos foram identificados nos bairros São Luiz da 6ª Légua (quatro focos: na roda de um brinquedo, em uma caixa d’água, em um pneu e em um balde); Charqueadas (três focos: em dois pneus e em uma caixa d’água); Tijuca (um foco em um pneu); Cruzeiro (um foco em um pneu); e Pio X (um foco em um balde). Todos foram registrados em residências.

Anteriormente haviam sido confirmados focos nos bairros Colina Sorriso (um foco), São Luiz da 6ª Légua (três), Tijuca (um), Charqueadas (um), Bela Vista (dois), Santa Fé (um) e Desvio Rizzo (um).

Conforme a diretora técnica da Vigilância Ambiental, Sandra Flavia Tonet, o aumento do número de focos encontrados está gerando preocupação, porque isso amplia a possibilidade de termos casos dessas doenças. Ela pede ajuda da população, para que limpem o pátio de suas residências, não deixando água parada. Ainda conforme Flavia, a cada chuva de verão, mais locais estão ficando com água acumulada, que é onde o mosquito se reproduz.

Agentes de endemias realizam vistorias a partir de denúncias e percorrem 225 pontos estratégicos, onde há grande possibilidade de gerar criadouros do inseto. O telefone para denunciar locais com suspeita de focos do mosquito é o 156, do Alô Caxias.

A Prefeitura pede que a comunidade redobre os cuidados, eliminando pontos de água parada, para frear a reprodução do mosquito. Em todo o ano de 2020, a Vigilância Ambiental localizou 27 focos de Aedes e, em 2019, 34. O inseto é responsável por transmitir dengue, zika vírus e febre chikungunya.

Confira algumas dicas para evitar a proliferação do mosquito da dengue:

:: Limpar com escovação semanal o recipiente de água dos animais domésticos;

:: Recolher o lixo do pátio;

:: Colocar o lixo ensacado para ser recolhido pela Codeca;

:: Recolher pneus inservíveis e armazená-los em locais secos e protegidos da chuva, ou encaminhá-los ao Ecoponto da Codeca;

:: Tampar caixas d’água;

:: Colocar telas milimétricas em caixas d’água descobertas, reservatórios de captação de água da chuva e nos ralos;

:: Limpar as calhas;

:: Semanalmente, lavar e escovar piscinas plásticas, trocando a água;

:: Eliminar os pratinhos das plantas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais