Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Usina transformará lixo em energia

por João Lima

Sarandi faz parte dos municípios que serão contemplados gratuitamente.

Foto: Divulgação

Será construída em Panambi uma usina que irá transformar lixo em energia elétrica. O projeto, uma Usina de Produção de Energia Elétrica, a partir da gaseificação de lixo urbano e industrial, é  pioneiro na América Latina,  auto-sustentável e não gera resíduos ao meio ambiente. O prefeito, Miguel Schmitt-Prym, informou que desde 2009 procurou interessados num empreendimento deste tipo, que é inédito no Brasil, fazendo contato com empresas na Alemanha que visitou pessoalmente durante trinta e cinco dias em 2008, Coréia do Sul, China, Japão, Itália e Espanha. 

Schmitt-Prym explicou que o edital resultou de um estudo minucioso do qual participaram técnicos especializados em geração de energia elétrica da Enercons de Curitiba/PR, da Empresa Consultoria em direito Publico – CDP e do seu Diretor Gladimir Chiele de Porto Alegre, do Secretario Executivo da AMAJA João Ernesto Schemmer, equipes da própria prefeitura de Panambi. Várias conferências telefônicas foram realizadas pela equipe de Panambi com as de Curitiba e Porto Alegre para chegar ao consenso e concluir o edital, que tem cerca de quatrocentas páginas, incluindo parte do Plano Municipal de Resíduos Sólidos e diversos anexos para cercar o edital da necessária segurança jurídica. 

O investimento deverá abranger um consórcio de 32 municípios que vão fornecer os resíduos da coleta urbana e industrial para a transformação em energia, onde Sarandi está incluído

A apresentação do projeto foi realizada na Casa da Amizade em Sarandi, a convite de associados do Rotary Club,  Schmitt-Prym falou a clubes de prestação de serviço e entidades ligadas ao meio ambiente.  

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais