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Usuários passam a receber aviso prévio de visitas para verificação da qualidade da água, em Caxias

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Serviço é realizado pelo Samae. Contribuintes receberão uma carta com a comunicação da escolha

A partir deste mês, a Seção de Controle de Qualidade (SCQ) do Samae vai comunicar por correspondência as residências escolhidas como pontos de referência para verificar a qualidade da água. Em Caxias do Sul, a modernização ocorre desde 2019, a fim de melhorar o trabalho de pesquisa da potabilidade para cada região. Agora, o que muda é a comunicação antecipada ao usuário para esta conferência.

O setor irá coletar mensalmente uma amostra de água da torneira dessas residências para analisar uma série de parâmetros que indicam se a água está em condições apropriadas para o consumo humano, conforme a legislação vigente. Para isso, é necessário que a equipe tenha acesso a uma saída de água próxima ao hidrômetro. A permanência no local é de, em média, de 15 minutos.

Segundo Eliara Aver, chefe da SCQ, as mudanças foram baseadas na Portaria do Governo Federal Nº 888 de 4 de maio de 2021, que dispõe sobre os procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água. Ela estabelece um número mínimo de moradias a serem visitadas para a coleta do insumo, com isso, o aviso prévio ao contribuinte acelera o processo de recolhimento de informações. Em torno de 400 residências receberão a equipe mensalmente.

Eliara explica que, no ponto de coleta, é vista a quantidade de cloro na água, a temperatura e o pH. O restante da análise é realizado em laboratório, como a observação do padrão bacteriológico.

Ela salienta que os lugares selecionados são de livre acesso, sem a necessidade de entrar na casa do usuário, uma vez que a coleta é feita pelo hidrômetro, que fica do lado de fora das moradias. Caso o aparelho esteja com cadeado, a solicitação é que seja retirado no dia da coleta.

O Samae salienta que a equipe sempre estará identificada com uniforme e crachá, em um veículo com o logotipo da autarquia. Em caso de dúvidas, basta solicitar ao servidor que lhe mostre a identificação. Caso queira, pode encaminhar uma denúncia pelo telefone 115.

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