Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Tecnologia é utilizada a favor do combate do desperdício de água

Baixar Áudio por Beverli Rocha

Sistema supervisório tem atuação na rede de abastecimento de Caxias do Sul

Ronaldo participou da implantação do sistema
Foto: Divulgação

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) criou e adotou o sistema chamado de supervisório, capaz de monitorar o tratamento e a distribuição de água em Caxias do Sul. O software garante o controle de vazão de água tratada em toda a área urbana do município, além de identificar pontos da cidade com intermitência no abastecimento ou vazamento. O sistema também permite monitorar o bombeamento de água bruta para as estações de tratamento.

Desde sua implantação, em 2011, foi possível melhorar a identificação de pontos com problemas na rede, reduzindo a possibilidade de faltas de água. Boa parte das informações do sistema supervisório é alimentada por macromedidores, aparelhos semelhantes aos hidrômetros residenciais, mas capazes de realizar medições de grande vazão. A aferição é feita por eletromagnetismo ou ultrassom. Atualmente, são 54 macromedidores instalados em Caxias do Sul, localizados em pontos estratégicos da rede de abastecimento.

O técnico em eletrônica do Samae e integrante da equipe que fez parte do processo de implantação do sistema, Ronaldo Damasceno Emerich, participou do programa Temática na manhã desta segunda-feira, quando falou sobre o assunto. Confira na íntegra.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais