Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Caxias Eco Fashion encerra sua 2ª edição com sucesso de público

por Ivan Sgarabotto

Estilistas caxienses apresentam coleções inéditas com olhar para o futuro

Foto: Daniela Xu

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) de Caxias do Sul, promoveu na noite de quinta-feira, 02, no Centro de Eventos do Parque da Festa da Uva, o desfile dos estilistas que trabalham a moda sustentável em Caxias do Sul. A direção criativa é do estilista Walter Rodrigues. A atração integra a programação da Semana Municipal do Meio Ambiente.

A 2ª edição do Eco Fashion Caxias alçou vôo e conquistou, não só os caxienses, como os amantes da indústria da moda. Na segunda noite de evento, cerca de 500 pessoas, assistiram aos desfiles.

Os estilistas, todos caxienses, que apresentaram suas coleções nesses segundo dia de Caxias Eco Fashion foram: Rafaela Tomazoni, Ana Casara, Up Man, Volver - mole bags, Carol Potrich e Carlos Bacchi que lançou sua nova coleção no evento.

A design Rafaela Tomazzoni apresentou, 20 peças, da sua coleção Virginia Woolf (escritora, ensaísta e editora britânica, conhecida como uma das mais proeminentes figuras do modernismo) com peças atemporais. femininas, com a habilidade do feito à mão unido à meia malha circular e aos tecidos planos. As peças são feitas numa linha de tricô retilíneo, onde se trabalha com o resíduo zero. As saias, na sua maioria, não tem costura é trazer a tecnologia a favor da sustentabilidade, e em cima disso é feito o trabalho manual. Algumas peças tecidas 100 % com fio de resíduos têxtil que foi reaproveitado.

O público pôde conhecer a moda feita com nó. A artesã Ana Casara levou à passarela vestidos longos, curto para festa e dois vestidos de noiva, um deles cuja modela foi a rainha da Festa da Uva Rafelle Galiotto Furlan. O material em destaque são as fitas, o macramê.

A estilista da marca Up Man, Nicole Lusa, comenta que a coleção é todo desenvolvida em tecido de viscose bambu, oriundo da fibra de bambu. A coleção apresentada é uma homenagem aos 25 anos da empresa. A inspiração é no estilo esportivo.

As bolsas foram destaque na passarela. As mole bags são bolsas artesanais, costuradas em a mão e os couros são excedentes da indústria calçadista. Um projeto otalmente sustentável. As roupas da Volver, são peças de segunda mão garimpadas fora do país. O destaque foi a mistura do casting de top models e as fãs da marca.

O crochê ganha força na passarela do Eco Fashion Caxias. Carol Potrich trouxe sua coleção  com saias, vestidos, blusas e bolsas (grande novidade), todas feitas em crochê. Destaque para o material. Muitas peças foram utilizadas com sobras de fio de clientes, mesclando cores. A novidade deste ano foi o crochê irlandês, que pode ser utilizado com restos, pois são cordões, feitos a mão, que depois montado nas peças.

Para encerrar o 2º Caxias Eco Fashion, o estilista Carlos Bacchi, levou para passarela sua nova coleção. Foram 15 looks confeccionados com matéria-prima orgânica. Os vestidos de festa forma confeccionadas em sedas feitas a mão em tear, seda pura sem mistura e sem produto químico envolvido, linhos orgânicos sem tratamento químico, Os tingimentos envolvem todos os pigmentos orgânicos e naturais, Na passarela vestidos tingidos com casca de eucalipto, cana, pêssego e sem tingimento.

Na primeira noite de desfile ficou por conta da apresentação da coleção inédita Banco de Vestuário por Walter Rodrigues. A proposta foi apresentar um novo conceito, transformando resíduos de tecido (retalhos e sobras) de confecções e indústrias em modelagem, em passarela, colocando a moda como a grande divulgadora dessa modificação de estilo de vida, na recuperação não só dos resíduos, mas também do ser humano

A Rádio São Francisco é a apoiadora da Semana do Meio Ambiente.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais