Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Vigilância Ambiental identifica mais 10 focos do mosquito da dengue em Caxias do Sul

por Pablo Ribeiro

Ao todo, já são 32 focos desde o início do ano e dois casos suspeitos de dengue

Foto: igilância Ambiental em Saúde/Divulgação

A Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) identificou mais dez focos do mosquito Aedes aegypti em Caxias do Sul. Ao todo, já foram contabilizados 32 focos desde o início do ano. Além disso, como há dois casos suspeitos de dengue no bairro Cristo Redentor, a Vigilância Ambiental está realizando a aplicação de um adulticida nas áreas públicas, atingindo também os pátios dos imóveis, com o objetivo de eliminar mosquitos adultos.

Essa ação é realizada pelos agentes de endemias em cinco ciclos, nos dias 25 de fevereiro e 1, 5, 10 e 14 de março. A Vigilância destaca, no entanto, que mesmo com essa ação é fundamental que os moradores eliminem pontos de água parada, para frear a reprodução dos insetos.

Os últimos focos foram identificados nos bairros Cristo Redentor (um mosquito adulto), De Lazzer (em uma caixa d’água e em uma carcaça de carro), Jardim América (em água acumulada em uma lona), Nossa Senhora de Lourdes (um em balde), Cruzeiro (em um pote e em um vaso) e Charqueadas (em um balde, um pote e uma caixa d’água).

A Prefeitura pede que a comunidade redobre os cuidados, eliminando pontos de água parada. Além disso, agentes de endemias realizam vistorias a partir de denúncias e percorrem 225 pontos estratégicos, onde há grande possibilidade de gerar criadouros do inseto. O telefone para denunciar locais com suspeita de focos do mosquito é o 156, do Alô Caxias.

Em todo o ano de 2020, a Vigilância Ambiental localizou 27 focos de Aedes e, em 2019, 34. O inseto é responsável por transmitir dengue, zika vírus e febre chikungunya.

 

Abaixo, confira algumas dicas para evitar a proliferação do mosquito da dengue:

- Limpar com escovação semanal o recipiente de água dos animais domésticos;

- Recolher o lixo do pátio;

- Colocar o lixo ensacado para ser recolhido pela Codeca;

- Recolher pneus inservíveis e armazená-los em locais secos e protegidos da chuva, ou encaminhá-los ao Ecoponto da Codeca;

- Tampar caixas d’água;

- Colocar telas milimétricas em caixas d’água descobertas, reservatórios de captação de água da chuva e nos ralos;

- Limpar as calhas;

- Semanalmente, lavar e escovar piscinas plásticas, trocando a água;

- Eliminar os pratinhos das plantas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais