Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

CTG da capital dá exemplo de como unir tradição e sustentabilidade

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

O CTG Pousada da Figueira será apresentado em um fórum sobre energia solar como o primeiro a utilizar a tecnologia no mundo

Foto: Divulgação / Yes Energia Solar

CTG Pousada da Figueira, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre é conhecido como o primeiro CTG Solar do Mundo. Em 2017 a entidade resolveu investir em reformas e tornar o espaço mais ecológico, além de conter os gastos com a instalação de painéis solares, sistema de reaproveitamento da água da chuva, troca de lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED entre outras medidas.

Conforme o patrão do CTG, João Guterres, o interesse em utilizar a energia fotovoltaica (energia solar) surgiu pensando na economia, pois as despesas com a luz eram muito altas. Ele também afirmou que a iniciativa foi tomada para contribuir com o meio ambiente, além de servir como exemplo para os frequentadores do CTG. “O jovem precisa conhecer o nosso sistema de sustentabilidade. Esse é o nosso futuro. Temos que pensar em país mais sustentável”, ressaltou.

O representante da Yes Energia Solar que foi a empresa responsável pela implantação do projeto, João Pedro Demore, afirmou que os investimentos no sistema fotovoltaico estão ganhando cada vez mais espaço. “É a sustentabilidade ambiental e econômica andando juntas. Isso é uma revolução por isso se está crescendo exponencialmente”. Ele também explicou, durante entrevista no programa Temática desta quarta-feira (01), que a energia solar pode ser instalada tanto em novas construções quanto em construções já existentes. “A área urbana tem um potencial para comportar o sistema fotovoltaico e gerar 2 a 3 vezes o consumo total de energia”, afirmou.

Demore também fez um convite para o Fórum Estadual de Energia Solar e Eficiência Energética, que ocorre em Bento Gonçalves, nos dias 22 e 23 de maio, com palestras, painéis e cases de sucesso. O CTG Pousada da Figueira será apresentado no evento como um dos exemplos de utilização da energia solar.  

Para saber mais sobre essa iniciativa, ouça a entrevista completa no link abaixo da foto.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais