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Camargo se destaca na ampliação do número de vagas de educação em tempo integral

por Ana Lúcia Jacomini

Dados são do Mapa da Educação organizado pelo Arranjo de Desenvolvimento da Educação - ADE Norte Gaúcho

Projeto de educação no campo é um dos destaques (a foto é anterior à pandemia)
Foto: Reprodução/Secretaria de Educação e Cultura de Camargo

O diagnóstico de autoavaliação do Arranjo de Desenvolvimento da Educação - ADE Norte Gaúcho, que tem o objetivo de cumprir com as finalidades do Termo de Cooperação com os municípios parceiros, apresentou recentemente o resultado do estudo Diagnóstico dos Municípios do Norte do Rio Grande do Sul, onde retrata dados que identificam a realidade do seu município nos anos de 2017 a 2020.

Entre os resultados, destacou-se o município de Camargo, que conseguiu a ampliação do número de vagas de educação em tempo integral. Conforme o titular da Secretaria da Educação, Samir Casagrande, os números foram possíveis em função do projeto regional de intersetorialização da politica pública da educação e da assistência social com as oficinas desenvolvidas no contra turno escolar, além do serviço de convivência e do fortalecimento de vínculos do Centro de Referência em Assistência Social na estrutura organizacional das escolas municipais. Ele destaca que foram congregados recursos humanos, materiais, estruturais, pedagógicos e financeiros, e prol de um objetivo comum, que é o melhoramento social.

Entre os projetos de destaque estão, segundo o secretário, o Projeto Crescendo: educação e convivência em tempo integral, para crianças de quatro e cinco anos na EMEI Casa da Criança Dona Dele e o Projeto Crescendo no Campo: educação e convivência em tempo integral, para crianças de três e 12 anos, na escola do campo EMEF Silva Jardim.

Na etapa de ensino, da educação infantil, correspondendo a idade de zero a cinco anos de idade, as vagas de matricula no ensino fundamental, que eram de 60 vagas, passaram a ser de 127 vagas, aumento de 112%, que comparado ao número de matrículas, que é de 137 crianças em 2020, atende 93% dos matriculados em turno integral. Samir casagrande explica que estes números representam 100% da demanda de educação infantil em tempo integral, uma vez que a matricula neste formato não é obrigatório e 7% dos pais optaram por não matricular seus filhos em turno integral.

Na etapa do ensino fundamental, a qual corresponde à idade de seis a 12 anos, dos anos iniciais, foi possível a abertura de vagas no ano de 2020, esta sendo de 4.900%, relativo ao ano de 2017, em que 49 alunos dos 116 matriculados, são atendidos em turno integral, atendendo percentual de 42,24% de alunos matriculados em tempo integral. "A educação integral dos estudantes e o ensino em tempo integral são sinônimos de qualidade e da preocupação com o cuidado, o bem estar e o desenvolvimento integral e humano dos estudantes e de suas famílias, garantido e estimulado por lei e possibilidade singular de acesso a equidade e ao desenvolvimento social", finaliza ele.

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