Camargo se destaca na ampliação do número de vagas de educação em tempo integral
Dados são do Mapa da Educação organizado pelo Arranjo de Desenvolvimento da Educação - ADE Norte Gaúcho
Foto: Reprodução/Secretaria de Educação e Cultura de Camargo
O diagnóstico de autoavaliação do Arranjo de Desenvolvimento da Educação - ADE Norte Gaúcho, que tem o objetivo de cumprir com as finalidades do Termo de Cooperação com os municípios parceiros, apresentou recentemente o resultado do estudo Diagnóstico dos Municípios do Norte do Rio Grande do Sul, onde retrata dados que identificam a realidade do seu município nos anos de 2017 a 2020.
Entre os resultados, destacou-se o município de Camargo, que conseguiu a ampliação do número de vagas de educação em tempo integral. Conforme o titular da Secretaria da Educação, Samir Casagrande, os números foram possíveis em função do projeto regional de intersetorialização da politica pública da educação e da assistência social com as oficinas desenvolvidas no contra turno escolar, além do serviço de convivência e do fortalecimento de vínculos do Centro de Referência em Assistência Social na estrutura organizacional das escolas municipais. Ele destaca que foram congregados recursos humanos, materiais, estruturais, pedagógicos e financeiros, e prol de um objetivo comum, que é o melhoramento social.
Entre os projetos de destaque estão, segundo o secretário, o Projeto Crescendo: educação e convivência em tempo integral, para crianças de quatro e cinco anos na EMEI Casa da Criança Dona Dele e o Projeto Crescendo no Campo: educação e convivência em tempo integral, para crianças de três e 12 anos, na escola do campo EMEF Silva Jardim.
Na etapa de ensino, da educação infantil, correspondendo a idade de zero a cinco anos de idade, as vagas de matricula no ensino fundamental, que eram de 60 vagas, passaram a ser de 127 vagas, aumento de 112%, que comparado ao número de matrículas, que é de 137 crianças em 2020, atende 93% dos matriculados em turno integral. Samir casagrande explica que estes números representam 100% da demanda de educação infantil em tempo integral, uma vez que a matricula neste formato não é obrigatório e 7% dos pais optaram por não matricular seus filhos em turno integral.
Na etapa do ensino fundamental, a qual corresponde à idade de seis a 12 anos, dos anos iniciais, foi possível a abertura de vagas no ano de 2020, esta sendo de 4.900%, relativo ao ano de 2017, em que 49 alunos dos 116 matriculados, são atendidos em turno integral, atendendo percentual de 42,24% de alunos matriculados em tempo integral. "A educação integral dos estudantes e o ensino em tempo integral são sinônimos de qualidade e da preocupação com o cuidado, o bem estar e o desenvolvimento integral e humano dos estudantes e de suas famílias, garantido e estimulado por lei e possibilidade singular de acesso a equidade e ao desenvolvimento social", finaliza ele.
Comentários