Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Encontro Nacional do Alho ocorre no dia 10 de novembro, em Nova Pádua, na Serra

por Pablo Ribeiro

Evento contará com palestras técnicas e debate. A expectativa é que 200 produtores participem do evento

Foto: Encontro Nacional dos Produtores de Alho/Divulgação

Sob o tema Panorama do Mercado do Alho – Realidade & Desafios, o 35º Encontro Nacional dos Produtores de Alho ocorre no dia 10 de novembro, a partir das 13h30, no salão paroquial de Nova Pádua, na Serra Gaúcha. O evento é promovido pela Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa), a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (Agapa), a Prefeitura de Nova Pádua e o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Flores da Cunha e Nova Pádua e demais apoiadores.

As atividades contam com uma programação variada que inclui palestras técnicas, debate e planejamento do mercado do alho e espaço das entidades. O encontro terá transmissão online pelo Facebook/encontronacionaldosprodutoresdealho. A expectativa é que 200 produtores participem do evento. A entrada é gratuita.

O o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Flores da Cunha e Nova Pádua, Ricardo Pagno destaca que será um encontro muito importante para os produtores de alho, pois vários assuntos sobre a cultura serão abordados. O evento terá a presença de pesquisadores e de lideranças discutindo aspectos sobre a sanidade do alho, bem como a situação atual do mercado.

A programação contará com palestra do diretor jurídico da Anapa, Clóvis Volpe, que falará sobre o antidumping e as medidas protetivas para o alho. O engenheiro agrônomo e consultor da Anapa, Marco Lucini, abordará o Panorama do Mercado do Alho, mesmo momento em que ocorre um debate sobre ao atual cenário da cultura. Na sequência, a coordenadora de pesquisas da Anapa, Patrícia Silva, apresentará as análises e perspectivas das pesquisas realizadas pela Associação Nacional dos Produtores de Alho. Para finalizar a tarde de palestras, pesquisadores da Epagri, IFC, UFRGS e Embrapa falarão sobre a Sanidade do Alho. No encerramento será servido um coquetel.

O objetivo do Encontro Nacional do Alho é conscientizar a todos sobre a importância do setor e apresentar análises da produção e do mercado, além de debater temas relevantes da cultura. Atualmente o Brasil produz 167 mil toneladas de alho. 

Programação:

13h – Credenciamento

13h30 – Abertura oficial do evento

14h15 – Antidumping - Clóvis Volpe, diretor jurídico da Anapa

14h45 – Panorama do Mercado do Alho - Marco Lucini, consultor da Anapa

15h15 – Realidade e desafios para 2024

16h – Intervalo

16h30 – Análise e perspectiva da Pesquisa da Anapa - coordenadora de pesquisas da Anapa, Patrícia Silva

17h – Sanidade do Alho (Epagri, IFC, UFRGS, Embrapa)

- Viroses na cultura do alho com André Strassburger (UFRGS)

- Bacteriose e nematoides na cultura do alho com Leandro Marcuzzo (IFC)

- Ferrugem na cultura do alho com Guilherme Mallmann (Epagri)

- Mofo branco com Valdir Lourenço (Embrapa)

18h – Palavra do presidente da Anapa, Rafael Corsino

Espaço das associações

19h – Coquetel para os participantes

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais