Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Município assegura atendimento gratuito de castrações de animais até o fim do ano em Caxias

por Pablo Ribeiro

Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) aprovou destinação de recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente (Fundema) para realização de procedimentos. População não precisa pagar nada

Foto: Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação

Caxias do Sul já conta com recursos para atendimento gratuito da cota de castrações de animais prevista até o fim de 2022. A verba vem do Fundo Municipal do Meio Ambiente (Fundema), conforme aprovado pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema). A população não precisa pagar nada pela realização dos procedimentos.

Com o novo aporte, somando-se ao anteriormente já viabilizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) se confirma um investimento público de aproximadamente R$ 1 milhão no serviço, apenas em 2022. A expectativa é de chegar ao fim do ano com cerca de 8 mil cães e gatos esterilizados. Mais do que o dobro alcançado em 2021.

Conforme o secretário municipal do Meio Ambiente, João Osório Martins, os recursos que vão garantir a oferta de castrações até o final do ano são resultado de uma decisão do Comdema, que aprovou a destinação de verba pelo Fundema. Não veio e não há verba encaminhada de nenhuma outra fonte, neste momento. Ele também destacou que as castrações realizadas pelo município são 100% gratuitas e ocorrem apenas na clínica licitada.

Para se candidatar ao atendimento, basta retirar e preencher corretamente uma das fichas de inscrição disponíveis na própria SEMMA (Avenida Ruben Bento Alves, nº 8308, Bairro Cinquentenário), em qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município ou com protetores de animais cadastrados na secretaria. Não é preciso pagar nada.

O coordenador do departamento de Proteção Animal da SEMMA, Paulo Vinícius Bastiani, observa que as fichas de castração têm validade até o final do ano. As inscrições contempladas são definidas e chamadas após processo de triagem considerando critérios econômico-sociais e conforme disponibilidade de vagas na clínica licitada pelo município.

“Qualquer pessoa pode preencher a ficha de cadastro para ter acesso à castração dos animais, mas é importante lembrar que o atendimento dá preferência a pedidos de famílias em vulnerabilidade social. Os demais casos avançam conforme avaliação da secretaria”, sublinha.

Quem quiser se cadastrar ou recadastrar (no caso de já ter registro prévio) como protetor de animais deve comparecer na SEMMA, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. É preciso levar um documento de identificação (RG, CPF ou CNH). O telefone para mais informações é (54) 3901-1445.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais