Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Renegociações do Funcap beneficiam mais de mil famílias de Caxias do Sul

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Refinanciamentos iniciaram em outubro do ano passado

Foto: Vitória Ricardo/Divulgação

A Prefeitura de Caxias do Sul realizou, desde outubro de 2018, a renegociação de dívidas dos beneficiários do Fundo da Casa Popular (Funcap). O prazo acabou em setembro deste ano, com 1.023 pessoas conseguindo os refinanciamentos.

Desse total, o Executivo mostra que 101 liquidaram suas dívidas, 85 ainda continuam com o pagamento de parcelas futuras e 617 estão em fase de renegociação. O diretor do Funcap, Paulo Vidal, revela que a maioria dos devedores perdeu o emprego, estavam com problemas de saúde ou não tinham a noção da relevância de restituir o valor. 

“Algumas perderam o emprego e outras por problemas de saúde. A própria situação financeira do país influencia. Há outras que não tem a concepção que os pagamentos delas farão com que o Funcap tenha dinheiro para investir em outros empreendimentos, como por exemplo, na compra de materiais de construção.”, explica.

A ação também beneficiou o Município. Desde o início das renegociações, o Executivo retomou mais de R$ 1 milhão, o que possibilitaria em futuros financiamentos de unidades habitacionais. Para quem logra do benefício, deve se lembrar que o atraso acima de 60 dias consecutivos das parcelas ocasiona no cancelamento da renegociação.  Por isso, Vidal ressalta a importância das famílias quitarem as prestações restantes.

“Qualquer um que esteja preocupado em colocar suas contas em dia vai levar a vida normalmente. Em muitos casos, a gente acredita que por problemas de recursos muitos deixaram de pagar suas parcelas. O refinanciamento é uma possibilidade a mais de um dia a pessoa conseguir quitar seu imóvel e ter o título de propriedade.”, conta.

Os refinanciamentos foram possíveis com a sanção da lei nº 8.320/2018, vigente para um ano, que legaliza o pagamentos das dívidas atrasadas, em fase de cobrança administrativa ou judicial.

(Ouça as entrevistas no "Ouvir notícia" abaixo da manchete).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais