Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Câmara Municipal outorga o Prêmio Caxias ao Esporte Clube Juventude

por Clayton Camargo

Ao completar 110 anos de existência, a agremiação também conquistou o acesso à Série A do Brasileirão

Foto: Fábio Rausch/Câmara Caxias

O reconhecimento da Câmara Municipal ao Esporte Clube (E.C.) Juventude ficou caracterizado por meio da outorga do Prêmio Caxias, em sessão solene, realizada na noite desta segunda-feira (27/11), no plenário do Parlamento. No último dia 29 de junho, a agremiação completou 110 anos de existência. O alviverde também conquistou o acesso à Série A do Brasileirão de 2024, depois de, fora de casa, no último sábado, vencer o Ceará por 3 X 1 e garantir o vice-campeonato da atual edição nacional da B. Na condução da cerimônia, estava o presidente do Legislativo, vereador Zé Dambrós/PSB.

Proponente da homenagem, o vereador Ricardo Zanchin/NOVO pronunciou-se em nome da Câmara. Relatou que, desde os 8 anos de idade, por influência paterna, frequenta o Estádio Alfredo Jaconi, palco onde o clube homenageado manda os seus jogos.

Zanchin contou que sempre sustentou torcer por um só clube: o Juventude. Neste momento, pegou a manta verde e branca, que havia colocado sobre a tribuna, e a repousou sobre os ombros, recebendo os aplausos da plateia.

Depois de receber a placa, alusiva ao Prêmio Caxias, o presidente do E.C. Juventude, Fábio Pizzamiglio, mergulhou nas imagens do painel eletrônico do plenário, por meio do qual foi transmitido o minuto a minuto daquela partida do acesso, de anteontem. Os cânticos da torcida, embalados pelos gols de Erick, Jadson e Ruan, levaram o dirigente às lágrimas.

Rainha da 34ª Festa Nacional da Uva, evento que acontecerá de 15 de fevereiro a 3 de março de 2024 em Caxias, Lizandra Chinali também não conteve a emoção. Juventudista, ela é a primeira candidata do clube a ter alcançado o reinado da festividade.

Em seguida, o dirigente alviverde se dirigiu à tribuna, para breves agradecimentos. Lembrou as dificuldades do início da campanha do clube, nesta Série B, quando era real a ameaça do rebaixamento. 

Em seguida, o prefeito Adiló Didomenico enfatizou o papel do Papo, no desenvolvimento da cidade. Prometeu apoio na articulação de patrocinadores, inclusive junto ao governo do Estado. Na ótica dele, o foco passa a ser captar mais recursos, a fim de manter a agremiação na elite do futebol nacional.

 

Saiba mais sobre a história do E.C. Juventude

O Esporte Clube Juventude, ao celebrar seus 110 anos em 29 de junho de 2023, reflete uma história entrelaçada com a região. A formação do clube é influenciada pelo espírito empreendedor e de liderança que permeia a cidade de Caxias do Sul. O ano de 1913 marcou o nascimento do clube, fundado por 35 jovens caxienses apaixonados por futebol que escolheram o verde e o branco como símbolos, cores que permanecem até hoje.

O rápido fortalecimento esportivo do clube culminou em vitórias nas competições municipais. Em 1919, o presidente Dante Marcucci adquiriu o campo de jogo, batizado como Quinta dos Pinheiros. O Juventude consolidou-se como heptacampeão da cidade em 1926, expandindo seu prestígio por todo o Estado. Em 1935, o primeiro clássico com o Grêmio Esportivo Flamengo (hoje, Caxias) foi vencido pelo Juventude por 3x1. O reconhecimento estadual chegou com o convite para integrar a “divisão de honra”, atual Campeonato Gaúcho, e a reforma da Quinta dos Pinheiros, agora denominada “Estádio Alfredo Jaconi”.

O ano de 1965 marcou o vice-campeonato estadual, liderado pelo futuro tricampeão mundial Everaldo. O novo estádio Alfredo Jaconi foi inaugurado em 1975. As temporadas de 1975 e 1976 viram o Juventude conquistar a Copa Governador (copa regional), garantindo a participação no Campeonato Brasileiro pela primeira vez. O ano de 1977 marcou a estreia do Juventude no Campeonato Brasileiro. Em 1982, uma excursão pela Ásia consolidou a presença do clube internacionalmente.

O ano de 1998 marcou um feito notável, com o Juventude sagrando-se Campeão Gaúcho invicto. A maior conquista aconteceu em 1999, quando o clube venceu a Copa do Brasil diante de mais de 100 mil pessoas no Maracanã. A participação inédita na Copa Libertadores da América ocorreu em 2000, enquanto que, em 2001, o Juventude conquistou seu primeiro título gaúcho sub-20. A marca de 500 jogos do atleta Laurinho em 2008 coincidiu com investimentos no gramado do Estádio Alfredo Jaconi. A partir desse ano, o clube passou a disputar a Série B do Campeonato Brasileiro.

A comemoração dos 100 anos do Juventude em 2013 foi marcada pelo acesso à Série C do Campeonato Brasileiro e pela conquista do Gauchão sub-20. O clube foi campeão da Copa Serrana em 2014. Em 2016, retornou à Série B com um empate emocionante diante do Fortaleza. Entretanto, em 2018 caiu novamente para a Série C. No ano de 2019, testemunhou o rápido retorno à Série B com uma vitória por 4x0 sobre o Imperatriz-MA.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais