Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Livro e exposição compartilham memórias e legado do empresário Valter Gomes Pinto

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Lançamento do projeto "Seu Valter, Humanidade e Sucesso" ocorre no dia 04 de agosto, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim

Foto: Divulgação / Isadora Martins / Tua Rádio São Francisco

Celebrar a memória e legado do empresário Valter Gomes Pinto, conhecido como Seu Valter, é o intuito do livro apresentado nesta quarta-feira (28) à imprensa caxiense. Intitulada Seu Valter - Humanidade e Sucesso, a obra traz depoimentos de cerca de 100 pessoas - entre amigos, família e colegas de trabalho - que conviveram com ele e que descreveram como era o Seu Valter: generoso, festeiro, humilde, entusiasta da Festa da Uva e uma pessoa que amava Caxias do Sul.

Além do livro, uma exposição com pinturas de Ernesto Egualle, Vasco Machado e Antônio Giacomin, desenhos digitais de Miguel Casttro, fotografias e efeitos técnicos de Javier Paquito Herrera e Vinícius Giacomelli será realizada na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, a partir de 04 de agosto. A comunidade também poderá conferir as coleções de canetas, máquinas fotográficas e gravatas que pertenciam ao Seu Valter.  

Conforme Viviane Pinto Bado, que é a idealizadora do projeto e filha única de seu Valter e da viúva Therezinha Lourdes Comerlato Pinto, esse projeto visa rememorar e compartilhar com a comunidade os feitos e exemplo do empresário. “Ele fez tanta coisa e queremos dar uma continuidade nesse trabalho tão bonito que foi feito. Então a gente dedicar um pouco do nosso tempo para os outros, isso era o que o meu pai fazia. E nesse livro, quantos depoimentos de pessoas que tinham um carinho especial por ele, então eu conheci ainda mais o meu pai ouvindo esses depoimentos”, salientou Viviane.

O livro, de 255 páginas, conta com imagens e textos harmonizados em uma diagramação primorosa. A organização e layout da obra, bem como a curadoria da exposição, ficaram sob responsabilidade da pesquisadora Véra Stedile Zattera. Já a coleta de dados foi realizada por Javier Paquito Herrera e Vinícius Giacomelli.

Segundo Véra, essa foi uma forma de retribuir toda a assistência e amizade que recebeu de Valter:  “O Valter foi a pessoa que patrocinou grande parte dos meus livros. A Viviane me pediu para ajudá-la e eu aceitei de imediato, porque sou muito grata a ele que abriu muitas portas pra mim e eu tentei fazer o meu melhor na edição do livro”.

Nesta quinta-feira (29) também está previsto o lançamento do site dedicado à memória do Seu Valter e que vai concentrar os elementos contemplados no projeto do livro e da exposição. Na página também estará disponível o e-book para download gratuito.

 

Breve Biografia

Valter Gomes Pinto nasceu em 27 de janeiro de 1932, em Passo Fundo. Em 1967 ele veio morar em Caxias do Sul, quando ingressou na Nicola, empresa que viria a se tornar a Marcopolo. Ao longo de 49 anos dedicou-se às áreas comercial e de marketing, colaborando ativamente para a expansão dos negócios da empresa. Um dos diferencias do seu Valter era transformar os clientes em amigos, a partir do jeito respeitoso e gentil de lidar com as pessoas.

Como uma figura de referência para o empresariado e comunidade caxiense, Valter Gomes Pinto também foi vice-presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva. Ele era um grande entusiasta e apoiador do evento, sempre buscando fortalecer a celebração em comunidade.

Foi presidente do Conselho Superior da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e, devido à atuação junto à comunidade, recebeu em 2000 o título de cidadão caxiense.

Seu Valter faleceu em 2013, aos 81 anos, deixando um legado de inovações, mas, principalmente, reconhecido como uma pessoa afável e gentil; sempre disposto a ajudar o próximo; um homem à frente de seu tempo.

Serviço:

- Lançamento do livro Seu Valter, Humanidade e Sucesso

Data: 4 de agosto;

Local: Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim (Rua Dr. Montaury, 1333- centro Caxias do Sul).

Observação: O livro não estará à venda, mas disponível, por um valor simbólico, como contribuição para o Centro Assistencial Vitória.

 

- Exposição Seu Valter, Humanidade e Sucesso

Data: de 4 a 31 de agosto;

Local: Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim (Rua Dr. Montaury, 1333- centro Caxias do Sul).

Horário: de segunda a sexta das 8h às 18h e aos sábados das 10h às 16h.

Exposição virtual: https://sites.google.com/view/uavdigital

A VISITAÇÃO SEGUIRÁ TODOS OS PROTOCOLOS SANITÁRIOS VIGENTES, RESPEITANDO O DISTANCIAMENTO SOCIAL, ASSIM COMO O USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARA E ALCOOL EM GEL.

 

 

      

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais