Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Inicia obra de rede de esgotamento sanitário no bairro Salgado Filho, em Caxias

Baixar Áudio por Pablo Ribeiro

Samae e Prefeitura assinaram ordem de início da obra na manhã desta segunda-feira. Investimento é estimado em R$ 1,6 milhão

Foto: Marcos Cardoso/Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) deu início, nesta segunda-feira (27), à implantação da Rede de Esgotamento Sanitário no bairro Salgado Filho, em Caxias do Sul. O ato de assinatura da ordem de início da obra ocorreu na manhã desta segunda, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, e contou com a presença do prefeito Flávio Cassina (PTB).

O investimento para a obra está estimado em R$ 1,6 milhão. De forma direta e indireta, esta obra visa a conservação dos recursos naturais da região e do município com a coleta dos esgotos sanitários gerados no bairro Salgado Filho, direcionar estes efluentes para o Coletor Tronco do SES Pinhal e posterior tratamento na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Pinhal. Para isto foi projetado a execução de redes coletoras na região indicada nas peças gráficas do projeto, onde há a possibilidade de implantação e funcionamento do sistema apenas por gravidade, ou seja, sem a necessidade de Estação de Bombeamento.

Morador do bairro Salgado Filho há 20 anos, Nestor José Cauzzi, 67 anos, diz que o esgoto escorre no terreno em frente ao prédio onde mora, há cerca de 30 anos, ocasionando problemas como mau cheiro e proliferação de insetos. “Todo esse esgoto escorrendo e as pessoas ainda largam latas e pneus. Finalmente essa obra será realizada e nos traz alegria. Esse esgoto canalizado evitará riscos de saúde para as cerca de 30 famílias que lá residem”.

O diretor-presidente do Samae, Idair Moschen alerta para que os moradores, enquanto a obra estiver ocorrendo em frente às suas residências, que façam a ligação na rede de esgotamento sanitário. “Isso representa saúde e qualidade de vida. Nesse sentido, pedimos que a comunidade faça o esforço de se ligar na rede e fazer a interligação do esgoto interno para, efetivamente, limpar a sua propriedade. Consequentemente, aqueles velhos problemas vão desaparecer ali da comunidade”.

A execução da rede coletora irá abranger as ruas Hervino Kuver, Antônio João Ortolan, José Scalabrin, Nercy Sambaquy, Fulvio Minghelli, Antônio Amoretti, Santa Bordin, Luiz Casara, Ademar Pinheiro Machado, Elvira Teixeira de Abreu, 44-18-26,  Antônio Vita, Cristiano Carpes Antunes, Lourenço Frigheri, Giacomo Pedron, Silvio Stalivieri e Octavia Maggi Andreazza; além de parte da Avenida Salgado Filho e das ruas José Panceri, Olimpio Rosa, Bortoloto Triches, Ernesto Casara, Marcelo Filippi, Vitório Madalosso, João Bettega e José Turra.

A previsão é que a implantação de rede esteja concluída em até 240 dias, ou seja, oito meses. A empresa Portosan Construções executará a obra.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais