Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
06:30:00
Caminhos da Fé
08:00:00
 
 

Biogás é tema de formação para Programa Sucessão Rural da Sicredi Pioneira

por Clayton Camargo

Propósito é fomentar a solução de tratamento de resíduos junto aos produtores rurais

Foto: Julia Cornelli

Gerar gás, fertilizantes e energia de forma sustentável é o que proporcionam as usinas de biogás que podem ser instaladas em propriedades rurais. Pensando nas possibilidades de economia e responsabilidade ambiental, a Sicredi Pioneira promoveu uma formação para famílias que participam do programa Sucessão Rural Familiar, na última semana, em Nova Petrópolis. Ao todo, 180 pessoas participaram da palestra “Biogás: transformando resíduos em energia para uma economia sustentável”. O objetivo é explicar sobre essa possibilidade de tratamento de resíduos e fomentar a utilização na região. 

A convite da cooperativa, a palestrante foi a bióloga e professora da Universidade de Caxias do Sul (UCS) Dra. Suelen Osmarina Paesi. Ela explicou como funciona a usina de biogás que pode ser instalada nas propriedades: é feita a adição de material orgânico no biodigestor e o biogás é gerado nos fermentadores, dando origem a adubo orgânico, energia térmica, energia elétrica e gás combustível. Trata-se de uma mistura de gases gerada pela decomposição da matéria orgânica sem oxigênio, composta principalmente de gás metano e gás carbônico. 

Durante a explanação, foi mostrado o exemplo de uma propriedade que instalou uma pequena usina e reduziu seu consumo de gás, além de ter aplicado o fertilizante obtido tendo bom retorno sobre a plantação. Também foi mostrado um exemplo de investimento e fornecedor disponível no mercado. Conforme os dados, não somente há economia para a propriedade com energia, gás e adubo, mas também evitando multas ambientais devido à destinação adequada de resíduos.  

O objetivo da cooperativa é, além de promover uma solução ambiental, ser um parceiro de negócios do produtor rural, podendo atuar como financiador do investimento. “É a primeira vez que abordamos o assunto biogás como tema principal no evento do Programa de Sucessão Rural. As soluções sustentáveis como essa estão totalmente alinhadas com o propósito da cooperativa de que ‘Juntos Construímos Comunidades Melhores’. Isso gera valor para toda a cadeia, conectando o produtor rural com os fornecedores e a UCS e a Sicredi Pioneira como agentes de apoio ao associado que desejar investir na melhoria da sua propriedade”, reforça Julia Cornelli, assessora de Negócios Sustentáveis da cooperativa. 

A ação também está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para um futuro mais próspero e sustentável. Representantes de municípios estiveram presentes no encontro, bem como da Emater e de sindicatos rurais. 

Fundo Social 

Na mesma linha do que foi mostrado no Programa Sucessão Rural Familiar, o Fundo Social da Sicredi Pioneira já teve projetos relacionados a biogás. Todos os anos, um percentual dos resultados da cooperativa é destinado a ações sociais promovidas por entidades que se inscrevem no fundo. No ano passado, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Amizade, em Santa Maria do Herval, conseguiu o patrocínio para instalação de uma usina, no valor de R$ 9,6 mil. Além de gerar resultados econômicos, o biodigestor instalado está servindo como ferramenta pedagógica multidisciplinar para ações de educação ambiental. 

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais