Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Prefeitura de Caxias orienta população quanto a risco de deslizamentos

por Daniel Lucas Rodrigues

Não há registro de ocorrência grave

Foto: Roberto Hunoff/Divulgação

A Prefeitura de Caxias alerta a população para riscos de deslizamentos no município. Com as chuvas decorrentes dos últimos dias o solo está muito encharcado, levando a risco de movimentação de massa orgânica em algumas áreas. Encostas ou barrancos são locais que exigem o máximo de atenção. Há constante monitoramento de áreas por parte do município, mas é importante a população estar alerta. Em caso de necessidade, a população deve entrar em contato pelos canais de atendimentos disponíveis com máxima urgência para que as equipes de atendimento possam se deslocar e sinalizar as áreas de risco, além de tomar as devidas providências.

Na Rua Francisco Pezzi, no bairro Panazzollo, ocorreu um deslizamento de terras próximo à esquina com a Rua Luiz Antunes e Tereza Pezzi. Os motoristas que vem da Luiz Antunes precisam utilizar um desvio. Por enquanto, devido às chuvas, os locais estão sendo sinalizados para alertar os motoristas. Enquanto o mau tempo persistir é necessário cautela nas operações de remoção, nas áreas ondem ocorrem os deslizamentos. A remoção deve ser feita após a avaliação de equipe técnica, para evitar que riscos de novos deslizamentos quando estiver sendo executado o trabalho.

Referente a buracos nas vias causados pelo mau tempo, entre a noite de sexta e a tarde deste sábado a Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana (SMTTM) atendeu cinco ocorrências referentes a buracos na via. Os chamados se deram através do número 118, os locais identificados foram:

  • Rua Treze de Maio equina com Pinheiro Machado;
  • Rua Aloysio Brugger equina com Humberto de Campos;
  • Rosa Bisol Bonato, na altura do número 165, no Bairro De Zorzi;
  • No Prolongamento da Moreira César, na rótula de acesso ao bairro Pioneiro;
  • Rua Bortolo Zani esquina com a Rua Tronca.

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Norberto Soletti, informa que realizada uma operação de manutenção e tapa buracos, pela SMOSP e pela CODECA, iniciando assim que o tempo estiver com as condições favoráveis.

Nas comunidades do interior, algumas Subprefeituras realizaram atendimentos de grau leve de incidentes em decorrência das chuvas, como queda parcial ou total de árvores que bloquearam estradas ou pedras de pequenos volumes que rolaram de barrancos obstruindo parte das estradas. Alguns incidentes registrados:

  • Subprefeitura de Criúva -  Limpeza em trecho da Estrada Rio Branco, próximo ao Rio das Antas.
  • Subprefeitura de Galópolis – Limpeza em trecho que desabou rochas na estrada Giovani Batista Echer. Ainda na sexta-feira, remoção de uma arvore caída na Estrada Municipal José Bolff, próximo à divisa com a Estrada do Imigrante, que obstruiu o trânsito.
  • Subprefeitura de Vila Cristina - Limpeza de deslizamentos de rochas que caíram sobre as canaletas e parte da via na Estrada Municipal João Edgar Jung.
  • Subprefeitura de Vila Seca – Apenas registros de alguns veículos atolados.
  • Subprefeitura de Santa Lúcia do Piaí – limpeza em pequenos trechos onde ocorreram deslizamentos de rochas, na Estrada Municipal João Edgar Jung.
  • Subprefeitura de Ana Rech – Atendimento de um chamado para queda de um pinheiro que caiu atingindo parcialmente algumas residências, sem grande gravidade. A demanda foi repassada para atendimento da SEMMA.

Até o fechamento da matéria, não houve manifestação de incidentes de outras subprefeituras. A SMOSP informa ainda que há um cronograma de atendimento das vias para patrolamento, e que as estradas afetadas receberam manutenção com condições climáticas favoráveis.

Em caso de necessidade os telefones para a população buscar atendimento são:

  • Obras: plantão para atendimento de demandas de saneamento e iluminação pública pelo telefone (54) 9 8434-6870
  • Trânsito: plantões de trânsito pelo telefone 118 e do setor de semáforos pelo (54) 3290.3940
  • Defesa Civil : plantão 24h (54) 98404-0778
  • Alô Caxias: nos finais de semana solicitações de serviços devem ser feitas por meio do site sac.caxias.rs.gov.br, no link Alô Caxias

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais