Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
10:00:00
Gente Nossa
14:00:00
 
 

Plano Diretor de Transportes e Mobilidade Urbana é protocolado na Câmara de Vereadores de Caxias

por Daniel Lucas Rodrigues

Planmob determina diretrizes que irão pautar os investimentos em todos os modais pelos próximos 10 anos

Foto: Daniela Xu/Divulgação

O Plano Diretor de Transportes e Mobilidade Urbana (Planmob Caxias) foi protocolado nesta quarta-feira (25/10) na Câmara de Vereadores. Elaborado pela empresa URBTEC™ com envolvimento de toda a comunidade, o Planmob determina diretrizes que irão pautar os investimentos em todos os modais pelos próximos 10 anos.

A matéria já iniciou a sua tramitação, por meio do envio à Comissão de Constituição, Justiça e Legislação (CCJL), presidida pelo vereador Velocino/PTB, onde será analisada a constitucionalidade para a emissão de parecer.

O detalhamento da proposta coube ao chefe do Executivo e ao secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior. De acordo com Adiló, a medida atende a um anseio popular e do próprio Legislativo. Considerou como investimento os R$ 3 milhões aplicados na elaboração do plano, que levou 18 meses. Em complemento, Alfonso destacou que, além da empresa licitada, que atuou na construção da política, houve uma contribuição da equipe técnica da secretaria.

O Planmob Caxias é um estudo que objetiva a integração do planejamento urbano, do transporte, do trânsito e da mobilidade, observando os princípios da inclusão social e da sustentabilidade ambiental. A ordem de início dos serviços foi assinada em 19 de julho de 2022.

Conforme os técnicos da pasta, as diretrizes contemplam demandas de mobilidade, para que a infraestrutura e os serviços disponíveis não venham a ser um obstáculo ao desenvolvimento urbano, social e econômico, com objetivos de curto, médio e longo prazo.

Entre as metas, estão: estimular a circulação de pessoas a pé e por bicicletas (modos ativos), atribuindo a essas formas a relevância que hoje é dada às formas motorizadas; promover o transporte coletivo como o meio preferencial de deslocamentos motorizados, na cidade; ampliar o sistema viário para garantir fluxos motorizados de viagens.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais