Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Casal veranense completa 70 anos de casamento

por Davi Trintinaglia

Festa de Avelino e Helena Lucchini Sangali será no domingo em Santa Rita

Foto: Divulgação/Critério IC

A promessa firmada no casamento – “na alegria e na tristeza, na saúde e na doença” – é cumprida à risca por um casal de Veranópolis. Avelino Sangali, 91 anos, e Helena Lucchini Sangali, 88, estão completando 70 anos de união nesta quarta-feira, 25 de maio.

Para celebrar as Bodas de Vinho, será realizada uma festa no domingo, 29, em Santa Rita. A comemoração reunirá os amigos e a família, formada por sete filhos, 15 netos e sete bisnetos.

O único namoro da vida deles começou logo após se conhecerem, na década de 1940. Os cupidos, que acertaram em cheio, eram amigos em comum. Dois anos depois, Avelino e Helena oficializaram a união no matrimônio. E, desde então, nunca mais se separaram. A parceria se estendeu ao ganha-pão, com eles trabalhando juntos na lavoura.

Porém, nem tudo foi fácil na vida do casal veranense. Aos 17 anos, Avelino já havia perdido a visão de um olho em decorrência de uma catarata. E, aos 49, teve o problema agravado: sofreu um acidente enquanto trabalhava e ficou completamente cego.

O filho Paulo Sangali lembra que na época do incidente Helena foi parceira inseparável do marido. “O amor, a cumplicidade, a felicidade e o cuidado são a prova do amor verdadeiro construído por eles ao longo dos anos. No momento mais complicado, a união foi ainda mais fortalecida”, conta emocionado.

As adversidades e a idade avançada do casal não impedem uma vida ativa. Avelino mantém uma rotina agitada: produz cestas de vime, atividade que realizava à época em que sua vista foi prejudicada. Helena também mantém o ritmo, cuidando da casa e da família.

De acordo com Paulo, seus pais estão ansiosos com a festa que está chegando. “Comemoramos com eles aos 25, 50, 60 e agora aos 70 anos. Certamente será um momento de muita alegria!”, afirma Paulo. Para celebrar esse marco, haverá uma missa às 10h30, no oratório de Santa Rita de Cássia. Após, os convidados serão recepcionados no salão da comunidade.

Ouça no áudio a entrevista com o casal Avelino Sangali e Helena Lucchini Sangali.

*Com informações de Andressa Dorneles/Critério

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais