Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Cinco municípios da região de Lagoa Vermelha estão entre os 10 que mais desmatam no RS

por Rudimar Galvan
Foto: Divulgação

Em tempos de aumento nos índices de desmatamento e de preocupação com os principais biomas brasileiros, o conhecimento sobre os prejuízos causados por ações irregulares é fundamental. No Rio Grande do Sul, a Seção de Perícias Ambientais do IGP adotou uma metodologia que permite estimar o custo dos danos ambientais nos locais desmatados em todo o Estado.

Foram analisados 105 laudos, entre setembro de 2019 e setembro de 2020, relativos a uma área de 158 hectares, onde houve corte raso, ou seja, toda a vegetação foi removida do local. 

Das 5.382 perícias realizadas pela Seção de 2004 a 2019, a maioria – 41%, ou 2.178 – referiam-se a locais desmatados, principalmente no bioma Mata Atlântica. A poluição hídrica vem em segundo lugar, com 22% dos casos. Nos últimos sete anos, O IGP recebeu em média 530 solicitações de perícia ambiental.

Ranking dos 10 municípios com as maiores áreas desmatadas: Vacaria, Caseiros, Liberato Salzano, Pinhal da Serra, Sananduva, Canela, Cristal do Sul, Rodeio Bonito, Paim Filho e Ibiraiaras.

Informações: Rádio Poatã

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais