Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Filó típico italiano é uma das principais atrações da 13ª La Prima Vendemmia em Nova Roma do Sul

por Ivan Sgarabotto

Celebração da antiga tradição italiana resgata aspectos culturais com gastronomia típica, música com o grupo Girotondo e show humorístico com Iotti

Foto: Divulgação

A comunidade de Nova Roma do Sul estará voltada para a 13ª La Prima Vendemmia no próximo fim de semana, dias 26, 27 e 28. A festa celebra a colheita das primeiras uvas. O evento será realizado no Centro de Esporte e Lazer do município e oferecerá uma experiência única para os visitantes que querem vivenciar as raízes da cultura local, com muita música, diversão, gastronomia típica e passeios pelos cartões-postais da região dos Vales da Serra.

No anoitecer de sábado, dia 27, ocorrerá o filó típico, um dos momentos mais carregados de significado da programação. O filó é uma antiga tradição trazida pelos imigrantes e que resgata o legado gastronômico e cultural italiano, reunindo turistas e comunidade ao redor de mesas. Cantoria, dança e show humorístico também fazem parte desta festa, que promete reunir mais de mil pessoas em uma celebração marcada pela alegria e emoção.

Os turistas, ao chegarem, logo serão envolvidos pela magia do filó, através de uma encenação feita por 150 pessoas, entre moradores de Nova Roma do Sul e alunos das oficinas do grupo teatral Art’manhas. Com roteiro e direção de Julinéia Fochessato, a apresentação cênica irá retratar os hábitos locais, sob o ponto de vista de uma criança que vai passar as férias na casa do avô, em Nova Roma do Sul.

Após a entrada cênica, o filó segue com a apresentação cheia de graça do humorista Iotti e seu personagem Radicci, prevista para as 21h, e com o espetáculo do grupo musical Girotondo, com um repertório folclórico italiano que promete não deixar ninguém parado.

Serviço

O filó acontece no dia 27, sábado, com início às 20h, no Centro de Esporte e Lazer de Nova Roma do Sul. Haverá uma praça de alimentação que vai contar com oito espaços gastronômicos e três bares, onde o visitante vai encontrar cardápios temáticos, com saborosos pratos com o sabor da festa: a uva e o vinho. Cucas, pastéis, massas e pizzas com os dois ingredientes poderão ser apreciados pelos turistas.

A entrada na 13ª La Prima Vendemmia é gratuita, inclusive para os shows e apresentações artísticas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais