Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Casquenses beneficiados com incentivos recebem primeira parcela do auxílio

por Ana Lúcia Jacomini

Produtores investiram na terraplanagem e agora terão o valor devolvido pela Prefeitura Municipal

Foto: Divulgação

Empreendedores rurais do setor avícola receberam da Prefeitura de Casca o pagamento da primeira parcela da devolução do valor investido na terraplanagem para construção dos aviários. As famílias De Marco e Rizzato, da Linha 16 Caravaggio e 17 Alta, foram as primeiras beneficiadas com a Lei 2.616/2014 que institui o programa de incentivo à novos empreendimentos para a produção primária.

A Lei de Incentivo foi criada, principalmente, para proporcionar agilidade na realização da terraplanagem do empreendimento. O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Cleber Colle, explica que, basicamente, o programa consiste em fazer com que o produtor realize a terraplanagem e depois seja restituído pelo Município. “O valor investido pelo produtor na terraplanagem será devolvido pela Prefeitura em até 8 anos, conforme o valor adicionado que os empreendimentos gerarem para o Município. Foi uma forma de fazer com que a terraplanagem se tornasse mais eficiente, pois assim os produtores não dependem do maquinário do Município, que também precisa atender as estradas e demais propriedades” explica o Secretário.

As famílias De Marco e Rizzato construíram em 2015 dois aviários cada. Nesta primeira parcela, os produtores já receberam cerca de 20% do valor investido. Para o empreendedor Raul de Marco, o programa veio em benefício dos produtores. “Esta Lei Municipal é de grande valia tendo em vista a agilidade na terraplenagem. Com isso há uma rápida construção do empreendimento e o retorno do investimento, que é bom tanto para o município quanto para o produtor” comenta Raul, que fez o investimento juntamente com seu pai Gilson de Marco.

Na família Rizzato, também existe a sucessão rural, com o pai Geraldo e o filho Ricardo. A avaliação do programa também é positiva. O beneficiado Ricardo acredita que a Lei de incentivo vem ao encontro dos objetivos tanto do poder público, que não dispende valores no momento da implantação do investimento, quanto do produtor que, por sua vez, elabora toda a obra, inclusive terraplanagem, tornando a execução do projeto ágil. “Posteriormente, quando o empreendimento, através dos impostos, gerar recursos ao município, parte desse valor nos é repassado auxiliando no pagamento dos custos com a implantação do mesmo” salienta Ricardo.

Além da avicultura, a Lei também prevê o incentivo a novos projetos nas áreas da suinocultura, agroindústrias familiares e bovinocultura de leite, visando o desenvolvimento econômico e crescimento do ICMS do Muncípio. “Também são vantagens do programa a valorização e permanência dos produtores no campo e o surgimento de novas empresas rurais fazendo com que haja o crescimento da produção primária, base econômica de nosso Município” comenta o Prefeito de Casca Domingos Kujawa.

Outros empreendimentos já se enquadraram na Lei de Incentivo e estão sendo auxiliados. Quem deseja mais informações sobre o programa pode entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pelos telefones 3347-1233, 1227 ou pessoalmente na Prefeitura Municipal.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais