Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Secretários municipais não atendem a Imprensa sem antes saber as perguntas da entrevista

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Alguns nomes do Governo Guerra adotaram a medida de receber as perguntas por e-mail para somente depois conceder, ou não, a entrevista.

Foto: Mateus Argenta
Foto: Divulgação

Em Caxias do Sul, o diálogo entre a imprensa e a Prefeitura Municipal tem sido dificultado devido à decisão de alguns secretários de não atender diretamente os jornalistas. Na última semana, a reportagem da Tua Rádio São Francisco tentou contato com o secretário da Cultura, Joelmir da Silva Neto, para falar sobre o projeto de ocupação da Maesa, mas, a orientação foi para enviar a relação de perguntas por e-mail para que as respostas fossem enviadas através de nota. (Ouça no áudio) 

O mesmo ocorreu quando a equipe de reportagem tentou contato com a secretária da Educação, Marina Matiello, na última sexta-feira (19), para que fosse esclarecido como será a transferência dos alunos da Escola Municipal Professora Arlinda Lauer Manfro, em São João da 4ª Légua para o Centro de Esportes, em Galópolis. A assessoria atendeu a ligação, pois a secretária estava em reunião, mas, depois de diversas tentativas, a resposta também foi de que a titular da pasta só se manifestaria após o envio das perguntas por e-mail ou por WhatsApp. De mesma forma, não seria concedida uma entrevista e as respostas seriam emitidas por meio de nota escrita ou por áudios gravados no aplicativo de mensagens. Em nova tentativa, nesta segunda-feira (22), a equipe de gabinete da pasta reafirmou que era necessário contatar por e-mail. (Ouça no áudio)  

Esta mesma conduta foi adotada pelo atual presidente da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), Maurício Risotto, que foi contatado logo que assumiu o novo cargo, no início deste mês. A entrevista só foi concedida à Tua Rádio São Francisco após o envio das perguntas por WhatsApp, e as respostas foram emitidas por meio de áudio.  

Outra pauta que também foi solicitado o envio de e-mail com as perguntas antes da gravação foi sobre poda de árvores no município, que é responsabilidade da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma). Após contato da reportagem, a equipe de gabinete da Semma disse que agora o protocolo era esse: enviar as perguntas por e-mail. O fato aconteceu na última sexta-feira, dia 19.

Em contato da reportagem a Assessoria de Imprensa da Prefeitura confirmou que alguns secretários adotaram tal medida, de pedir as perguntas antes por e-mail, porque um veículo de comunicação distorceu o que alguns secretários falaram.

Porém, há ressalvas. A solicitação das perguntas de forma prévia não é uma conduta de todos os titulares das pastas. Nas últimas semanas, o secretário de Obras, Leandro Pavan, o secretário interino de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Pedro Cogo, e o secretário da Saúde, Júlio César Freitas concederam entrevista normalmente à Tua Rádio São Francisco, sem nenhum problema. Pavan falou sobre a demanda na iluminação pública, Pedro Cogo esclareceu como anda a regularização de motoristas por aplicativos em Caxias e nesta segunda-feira, Júlio Freitas abordou a questão do antigo prédio do INSS, na Rua Pinheiro Machado.

Outro problema verificado pela reportagem envolvendo o atendimento à imprensa e à comunidade foi o uso do telefone funcional. Nos finais de semana, o atendimento é feito somente pelo contato alternativo. Porém, no último domingo (21), a reportagem ligou para 15 dos 17 secretários, e apenas um, o titular da Habitação, Claudir de Bittencourt, atendeu o telefone. Só não foram contadas pela reportagem a secretária Magda Regina Wormann, responsável pelas secretarias de Gestão e Finanças e Secretaria da Receita; e a secretária de Governo Municipal, Patrícia Haubert. Não há determinação legal para que os secretários atendam as ligações no final de semana, porém, o fato de ocuparem um cargo público implica que o façam por uma questão moral.

Ouça no link acima da foto. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais