Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Procon de Caxias do Sul fiscaliza 136 estabelecimentos comerciais para a Black Friday

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Esta foi a etapa física que finalizou nesta quinta-feira (21/11)

Foto: Procon/Divulgação

O Procon de Caxias do Sul finalizou a etapa física de vistorias para a Black Friday, nesta quinta-feira (21/11). A ação, que iniciou nesta terça-feira (21/11), fiscalizou 136 estabelecimentos comerciais a fim de garantir que os consumidores acessem produtos e serviços na promoção com o preço real.

Nas visitas, quatro equipes de servidores apanhavam informações dos preços de mercadorias em promoção e visualizavam se as vantagens realmente ocorriam ou teriam alguma alteração no valor. O coordenador do Procon na cidade, Luiz Fernando Del Rio Horn, afirma que a comparação entre os preços foi possível por conta de um banco de precificação montado três meses antes da Black Friday, por meio de coleta material. A ação permite que o órgão tenha noção se os empreendimentos cumprem com as promoções.

“A Black Friday deste ano, assim como em 2017 e 2018, foi precedida de uma pesquisa de preço que gerou um banco de precificação dos meses anteriores. Sem isso, não conseguiríamos fazer nenhuma vistoria efetiva e real. Esta nova estratégia nos permitiu efetivamente realizar a fiscalização de maneira que a gente conseguiu saber se os produtos e os serviços promocionais informados a população eram verdadeiros ou não.”, explica.

 

As fiscalizações ainda verificavam se os locais tinham o Código de Defesa do Consumidor, se o cartaz do Procon estava visível e as etiquetas dos produtos estavam de acordo com a legislação. Essa ação também faz parte para a regulação das leis que regem a Black Friday. Para não cair em armadilhas na data, o coordenador explica que é necessária a pesquisa de preços anterior a compra de um produto. Ele comenta que existem sites específicos para esse trabalho.

“Por melhor que seja a promoção temos que ter muita cautela, isso significa pesquisa de preço. Pesquise antes de comprar, existem sites oferecendo esse serviço. Esses cuidados podem levar a uma escolha mais acertada de compra.”, ressalta.

A Black Friday começa oficialmente no dia 29 de novembro, porém há estabelecimentos que realizam as promoções antes da data. Nesta quinta-feira (21/11), o Procon iniciou a etapa de fiscalização das vendas online.

(Ouça as entrevistas no "Ouvir notícia" abaixo da manchete).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais