Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Samae construirá um novo reservatório e uma subadutora em Caxias do Sul

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Acordo foi firmado com o Executivo municipal nesta semana

Foto: Samae/Divulgação

A Prefeitura de Caxias do Sul e o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) assinaram um contrato, nesta semana, para a construção de um novo reservatório e a implantação de uma subadutora na cidade. A primeira atenderá a Zona Sudeste do município e a outra será para abastecer o bairro Petrópolis.

A obra para a área Sudeste será de R$ 1,7 milhão, pois o equipamento terá revestimento de uma chapa de aço parafusado, vitrificado, teto de material de alumínio e o uso de concreto armado. Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, o diretor-presidente da autarquia, Idair Moschen, explica que no reservatório caberá um milhão de litros de água, com o objetivo de reduzir a pressão da adutora da Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho, que está obsoleta e danificada. Será usada para atender casos de emergência, como rompimento de rede e interrupção do abastecimento, para o combate a incêndios e destinada à comunidade da região. (Ouça aqui)

O gasto com a subadutora será de aproximadamente R$ 1,2 milhão. Uma das funções desta implantação está na solução para o abastecimento na Universidade de Caxias do Sul (UCS). O motivo seria que o espaço é fornecido por poços artesianos e estes apresentavam falhas. Moschen explica que o equipamento vai interligar a adutora localizada na rua Barão do Amazonas, no bairro DeLazzer/Diamantino, e segue até a Universidade de Caxias do Sul. Ele afirma que o outro objetivo é desativar a estação de bombeamento localizada no bairro Petrópolis, o que pode reduzir o consumo de energia elétrica e a pausa do fornecimento ocasionada pelas quedas de luz e pelos cuidados da elevatória. (Ouça aqui).

O Samae prevê que as intervenções para o reservatório estejam prontas em 180 dias. A estrutura vai receber a água fornecida pelo Sistema Faxinal, vinda da Estação de Tratamento Parque da Imprensa, no bairro Nossa Senhora de Lourdes. Já a subadutora será concluída em 150 dias.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais