Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Codeca estuda ampliação da coleta de lixo no interior

por Beverli Rocha

Calor e maior consumo nas festas são os motivos da iniciativa

Foto: Erica Finimundi/Acervo Codeca

Atualmente a Codeca realiza a coleta diária de 450 toneladas de resíduos orgânicos e seletivos em toda área urbana do município e 90% da zona rural. No interior, a coleta é toda manual e feita uma vez por semana. São seis distritos envolvidos, entre eles, Criúva, Vila Seca, Vila Oliva, Vila Cristina, Fazenda Souza e Santa Lúcia do Piaí), além de regiões adjacentes.

Com a chegada do verão, e as festividades de final de ano, a tendência é de maior consumo, o que costuma gerar acúmulo de lixo. O aumento do volume de material orgânico, ou misturado ao seletivo – no calor – provoca mau cheiro e, consequentemente, à incidência de vetores, como baratas, ratos, moscas e mosquitos. Para tentar solucionar o problema, a Codeca deverá intensificar a fiscalização sobre a coleta distrital (interior) a partir do uso de veículos e  monitoramento constante com uso de sistema GPS, além de reavaliar os cronogramas do serviço, com o objetivo de atender o maior número possível de moradores e a cobertura em estradas vicinais.

Os contratos são viabilizados com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), compreendendo a coleta nas áreas urbana e rural, a um custo médio mensal de R$ 3,4 milhões. O valor varia de acordo com a quantidade de lixo recolhido e a distância percorrida pelos 42 caminhões e os mais de 300 coletores, distribuídos em até quatro turnos diários. Segundo a Codeca, a possibilidade de ampliar a frequência de acesso às colônias, será a partir do levantamento de solicitações ou reclamações de moradores das localidades interioranas, que chegam por meio da Central de Atendimento, o Alô, Codeca

De acordo com a Codeca, também passa por estudo a troca de lixeiras do interior, já que as atuais são profundas, em formato de canos, que são instaladas à margem das estradas – o que dificulta a colocação de lixo e limpeza.

As comunidades do interior e mesmo a população urbana que desejem fazer solicitações ou reclamações, o Alô, Codeca,  funciona de segunda a sexta, das 7 às 19 horas, pelo fone 3224.8000.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais