Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Pesquisador da Embrapa aponta previsão de neutralidade climática no inverno

por Camila Agostini

Gilberto Cunha diz que chegada de frente fria pode propiciar regularização das chuvas

Foto: Arquivo / Tua Rádio Alvorada

A previsão do tempo para os próximos dias indica padrão climático bem diferente do apresentado nos últimos sete meses. A chegada do maior volume de chuva do período ameniza o cenário de estiagem, embora não represente recuperação dos prejuízos causados pela seca, sobretudo, para o setor rural. É o que constatou Gilberto Cunha, em entrevista concedida à Tua Rádio Alvorada. O pesquisador da Embrapa Trigo confirmou que o volume pluviométrico, desde novembro de 2019, marcou muito abaixo do padrão normal para o Sul do Brasil. Só no mês de março deste ano, o índice médio que é de 100mm por mês, oscilou entre 20mm e 40mm na região Norte gaúcha.

Felizmente, diz o pesquisador, a previsão da entrada de uma frente fria no próximo fim de semana (23 e 24 de maio) indica a possibilidade de uma regularização das chuvas o que descompromete os mananciais que sofreram expressivas baixas, colocando em risco o abastecimento em algumas cidades. O prognóstico é otimista para o cenário urbano, já que em algumas cidades, o racionamento de água começa a se mostrar necessário.

De acordo com o Centro de Previsão Climática dos EUA, 2020 deve se manter próximo do padrão climático considerado normal. “A atuação neutra da temperatura das águas do Oceano Pacífico, sem El Niño, nos deixa ficamos na dependência do regime de chuva e da regularização das frentes frias, que nesta época, se constitui no principal mecanismo causador de chuva”, alerta Cunha.

Ouça a entrevista completa no player de áudio.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais