Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Procuradora gaúcha afirma que indicado à chefia da PGR não apresentou projetos para a categoria

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Augusto Aras vai passar por uma sabatina no dia 25 de setembro, no Senado Federal

Foto: EBC/Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro ao escolher Augusto Aras para o cargo de procurador-geral da República (PGR) criou um desconforto com profissionais do Ministério Público Federal (MPF). Isso porque o indicado não estava na Lista Tríplice da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), que é um processo seletivo, iniciado em 2001, para a escolha do próximo gestor da instituição. A atitude do líder do Governo Federal gerou protestos no dia 09 de setembro em todo o Brasil, uma vez que a lista garante a democracia dentro do órgão e promove sua independência política. O Rio Grande do Sul (RS) acolheu as manifestações dos integrantes do MPF na sede da Procuradoria da República, em Porto Alegre.

(Ouça a entrevista abaixo do título da matéria)

Em entrevista para a Tua Rádio São Francisco, a procuradora e delegada suplente da ANPR no RS, Letícia Carapeto Benrdt, explica que a indicação pelo ministério também garante uma escolha técnica, ausentando interesses políticos na recomendação.

Na Constituição Federal consta que o presidente não necessita seguir a escolha da associação. Porém, Letícia reitera que a lista é elaborada a partir da apresentação de projetos e propostas para o órgão, passando por debates até chegar à eleição social e interna para indicar quem vai chefiar a PGR. Pela falta desse processo, ela afirma que não consegue realizar uma avaliação de Augusto Aras, pois ele ausentou-se das conversas com os representantes do ministério. Essa atitude prejudica, no entendimento dos procuradores, a compreender como atua o indicado por Bolsonaro.

Mesmo com o descontentamento da categoria, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) efetuou, nesta semana, parecer favorável a indicação de Aras para chefiar a Procuradoria da República. Agora, o subprocurador vai passar por uma sabatina na próxima quarta-feira (25/09). Letícia espera que o Senado Federal realize um debate com aprofundamento técnico a fim de conhecer as reais intenções do escolhido ao cargo.

Um dos fatores para Jair Bolsonaro não seguir a Lista Tríplice é a tentativa de recomendar alguém alinhado ideologicamente com o governo. A escolha de Augusto Aras saiu de um grupo que passou pela sabatina com o presidente.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais