Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Agência Nacional de Transportes Aquaviários habilita projeto do porto em Arroio do Sal

por Pablo Ribeiro

Habilitação foi publicada no Diário Oficial da União da última quarta-feira (11/10)

O projeto inicial contempla um terminal de uso privado do tipo onshore, com capacidade de recebimento estimada em 40 mil toneladas.
Foto: DTA – Engenharia Portuária & Ambiental/Prefeitura de Arroio do Sal (RS)/Divulgação

Após a análise de documentos apresentados pela empresa, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) publicou no Diário Oficial da União (DOU) da última quarta-feira (11/10), a habilitação do projeto para construção e operação do Porto Meridional de Arroio do Sal (RS), no Litoral Norte. O processo agora seguirá para a fase de viabilidade locacional.

Conforme a empresa DTA – Engenharia Portuária & Ambiental, o empreendimento deve alcançar investimentos próximos de R$ 6 bilhões, planejado para atender às demandas da região Norte do Estado, podendo criar cerca de 3 mil empregos diretos e outros 10 mil indiretos. Em escala de produção, a capacidade prevista é de movimentar anualmente 30 milhões de toneladas/ano, podendo aportar grandes embarcações, além de navios de carga e cruzeiros.

O projeto inicial contempla um terminal de uso privado do tipo onshore, com capacidade de recebimento estimada em 40 mil toneladas. A obra também incluirá um calado inicial de 17 metros que permitirá a recepção de embarcações de grande porte, a exemplo dos cruzeiros marítimos.

O projeto do Porto Meridional já conta com as licenças da Marinha do Brasil, da Secretaria Nacional de Porto e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, aguardando ainda a licença do IBAMA para a instalação no município, entre os balneários Rondinha e Jardim Olívia Norte.

O prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flávio Angst (Bolão) afirma que estimativa e de que a partir do início da operação do porto, Arroio do Sal poderá triplicar o seu orçamento, podendo chegar a cerca de R$ 180 milhões, por ano.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais