Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Defesa Civil reúne técnicos para analisar os efeitos do La Niña no Estado

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Se preferir, ouça este conteúdo no player de áudio da matéria

Foto: Divulgação/Governo do Estado

Nesta quarta-feira, 16/09, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Rio Grande do Sul reuniu a equipe técnica e os coordenadores regionais para avaliar as condições climáticas previstas para os próximos três meses no Rio Grande do Sul. A iniciativa visa a elaboração de estratégias e medidas para mitigar os efeitos desta condição meteorológica.

Segundo a meteorologista da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Cátia Valente, o modelo disponibilizado por órgãos internacionais indicam um período de La Niña capaz de modificar a distribuição de calor, concentração de chuvas e formação de estiagem ao longo dos próximos meses.

No Brasil, o La Niña provoca estiagem principalmente na região Sul. A principal característica do fenômeno é o resfriamento da superfície das águas do Oceano Pacífico. O subchefe da Defesa Civil do RS, coronel Rodrigo Dutra, explica que a primavera deverá ser marcada por períodos de chuvas irregulares e abaixo da média, com probabilidade de tempo seco com temperaturas elevadas.

Já o hidrólogo, Lucas Giacomelli, também do governo estadual, as chuvas dos últimos meses possibilitou a recuperação das bacias na metade norte e a reposição hídrica dos reservatórios subterrâneos. Porém, a região Sul do Estado, segue na situação de atenção em função dos baixos volumes de chuvas registrados.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais