Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Cerca de cem homens já passaram pelo Grupo Reflexivo de Gênero em Marau

por Taliane Radaelli

Projeto busca a diminuição da reincidência nos casos de violência contra a mulher

Foto: Reprodução / Site Brasil de Fato

Marau faz parte dos municípios que desenvolvem atividades reeducativas para homens autores de violências contra as mulheres. Baseado no modelo do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, o Grupo Reflexivo de Gênero iniciou em 2022 e envolve, além do Poder Público de Marau, o Ministério Público, Poder Judiciário, Defensoria Pública e Delegacia de Polícia Civil.

De acordo com o psicólogo e coordenador do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Augusto Fassina, o projeto tem como principal objetivo evitar a reincidência no caso de violências e abusos sofridos pelas mulheres de Marau. Homens que foram denunciados ou que já respondem por processos ligados à Lei Maria da Penha são encaminhados ao grupo. 

São seis encontros que discutem questões jurídicas, penais e de responsabilização pelos crimes. Também é feito um trabalho de educação sobre os tipos de violência existentes e como são praticadas. Augusto ainda destaca que o projeto não é focado apenas na violência física, mas sim em todas as situações de abuso a que uma mulher possa ser submetida. 

A reflexão busca ainda a desconstrução de ideias moldadas desde a infância e que contribuem para o comportamento violento, tais como, o entendimento de que o homem não pode demonstrar fragilidades e que deve assumir o controle do relacionamento e da mulher. 

Segundo Fassina, esse tópico é importante uma vez que muitos homens chegam ao projeto sem ter consciência do dano que podem ter causado na vida das mulheres. Outra temática abordada é a da saúde, envolvendo conversas ligadas à questão emocional, sexual e de vícios. 

Todo o programa, destaca Augusto, é pensado para além da responsabilização dos crimes, buscando um número cada vez menor de reincidências da violência cometida contra a mulher. Cerca de 100 homens já passaram pelo projeto.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais