Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Professor analisa as mentiras contadas na história do Brasil

Baixar Áudio por Beverli Rocha

Uma das mais releventes tem a ver com a abolição da escravatura

Foto: Divulgação

No dia 13 de maio foi celebrado o Dia da Abolição da Escravatura no Brasil. A história desenha esse ato da Princesa Isabel como se fosse movido simplesmente pela bondade da princesa, porém, é importante destacar que, acima de tudo, Isabel era uma política que estava enfrentando pressões externas em várias áreas.
Além disso, outros acontecimentos da história brasileira não se passaram exatamente como as versões que são contadas. As caravelas portuguesas realmente erraram o caminho das Índias? A abolição da escravatura foi simplesmente um ato de bondade da Princesa Isabel? Dom Pedro I foi mesmo um libertador do Brasil?

Enzo Kalinke, especialista em Educação Internacional e professor de História do Colégio Positivo, concedeu entrevista ao programa Temática na manhã de hoje sobre esses temas e destacou que "é importante considerar que a história se forma por um conhecimento vivo, em construção e que se modifica a partir de novas compreensões, documentos, interpretações e fatos que antes eram desconhecidos".

Confira a entrevista em áudio na íntegra (acima).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais